O Pictet é o secreto banco suíço das pessoas mais ricas do mundo, como lhe chamou a “Bloomberg”. E anunciou hoje que vai abrir um centro tecnológico em Lisboa para apoiar as suas operações, a par de um escritório na capital portuguesa.
“A Pictet Technologies Portugal (PTP) tem por objetivo replicar o sucesso das operações da Pictet Technologies no Luxemburgo, fornecendo serviços e soluções de software essenciais ao Grupo Pictet”, disse hoje a empresa em comunicado.
“Este novo polo irá contribuir para a atual transformação digital do Pictet, potenciando o vibrante banco de talentos português, para além da localização estratégica de Portugal, em termos de serviços de software avançados”, acrescenta, apontando que o seu principal foco vai ser o fornecimento de serviços em plataformas, como Avaloq ou Appway, e desenvolvimentos para Java.
A companhia também anunciou que vai criar uma equipa de engenharia de dados, prevendo contratar mais 150 profissionais de TI nos próximos cinco anos.
“A abertura da Pictet Technologies Portugal assinala um novo capítulo na história do Pictet, com a abertura do nosso 31º. escritório em Lisboa, o primeiro em Portugal”, disse em comunicado Sven Holstenson, sócio executivo do Grupo Pictet.
O centro vai ficar localizado no Innovation and Design Building (IDB) nos Olivais.
O diretor-geral da PTP vai ser Ricardo Coutinho que integra a Pictet Technologies Luxembourg em 2016, “tendo desempenhado um papel importante na constituição da empresa de software dedicada do Pictet desde o seu início”.
O grupo Pictet foca-se exclusivamente na na gestão de patrimónios, gestão de ativos, investimentos alternativos e serviços relacionados com ativos, não tendo qualquer envolvimento em banca de investimento nem em empréstimos comerciais, sendo uma “sociedade constituída por proprietário-gestores, com princípios de sucessão e de transmissão da propriedade que se mantiveram inalterados desde a sua fundação em 1805”.
Conta com 771 mil milhões de euros de ativos sob gestão ou custódia. “O Pictet é, atualmente, uma das maiores gestoras independentes da Europa na gestão de patrimónios e de ativos para clientes particulares e investidores institucionais”.
Fundado e sediado em Genebra, Suíça, o Pictet conta, atualmente, com cerca de 5.500 trabalhadores, com 31 escritórios em todo o mundo, localizados em Amesterdão, Barcelona, Basileia, Bruxelas, Dubai, Frankfurt, Genebra, Hong Kong, Lausanne, Lisboa, Londres, Luxemburgo, Madrid, Milão, Mónaco, Montreal, Munique, Nassau, Nova Iorque, Osaka, Paris, Roma, Xangai, Singapura, Estugarda, Taipé, Telavive, Tóquio, Turim, Verona e Zurique.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com