[weglot_switcher]

Bancos vão suspender pagamentos de créditos para segundas casas

A moratória privada que está a ser preparada pelos bancos abrange a suspensão as prestações para segundas casas, além das prestações do crédito ao consumo.
Cristina Bernardo
14 Abril 2020, 10h11

Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), anunciou na segunda-feira à noite que a moratória privada que está a ser preparada pelos bancos abrange a suspensão as prestações para segundas casas, além das prestações do crédito ao consumo.

Segundo o “Expresso”, o presidente da APB disse que, em entrevista na RTP3, “estamos a falar em particular da área do crédito ao consumo e da área do crédito à habitação que não seja própria e permanente, que não foram compreendidas no âmbito da moratória”.

A moratória privada da APB também abrange os créditos dos emigrantes, revelou Fernando Faria de Oliveira.

Tal como o Jornal Económico noticiou na semana passada, a moratória privada construída pela APB está à espera de luz-verde da Autoridade da Concorrência (AdC).

A APB quer fazer as coisas depressa e bem e, por isso, entregou a proposta na AdC para que esta avalie se a solução para a moratória privada configura, ou não, um cartel ou uma prática concertada entre os bancos, que são práticas contrárias às regras da concorrência. Este é um risco que a associação dos bancos quer evitar.

Esta segunda-feira, Fernando Faria de Oliveira frisou que tem “tudo preparada para rapidamente avançar com essas moratórias” e admitiu que possa estar já no terreno “nos próximos dias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.