Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), anunciou na segunda-feira à noite que a moratória privada que está a ser preparada pelos bancos abrange a suspensão as prestações para segundas casas, além das prestações do crédito ao consumo.
Segundo o “Expresso”, o presidente da APB disse que, em entrevista na RTP3, “estamos a falar em particular da área do crédito ao consumo e da área do crédito à habitação que não seja própria e permanente, que não foram compreendidas no âmbito da moratória”.
A moratória privada da APB também abrange os créditos dos emigrantes, revelou Fernando Faria de Oliveira.
Tal como o Jornal Económico noticiou na semana passada, a moratória privada construída pela APB está à espera de luz-verde da Autoridade da Concorrência (AdC).
A APB quer fazer as coisas depressa e bem e, por isso, entregou a proposta na AdC para que esta avalie se a solução para a moratória privada configura, ou não, um cartel ou uma prática concertada entre os bancos, que são práticas contrárias às regras da concorrência. Este é um risco que a associação dos bancos quer evitar.
Esta segunda-feira, Fernando Faria de Oliveira frisou que tem “tudo preparada para rapidamente avançar com essas moratórias” e admitiu que possa estar já no terreno “nos próximos dias”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com