[weglot_switcher]

Bank Millennium com provisões de 109 milhões de euros no terceiro trimestre para litigância

O polaco Bank Millennium, uma subsidiária do BCP detida a 50,1%, estima provisões para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em francos suíços, no terceiro trimestre, de 470 milhões de zlotys (109,45 milhões de euros).
2 Outubro 2024, 19h44

O Banco Comercial Português anunciou ao mercado que o polaco Bank Millennium, uma subsidiária por si detida a 50,1%, estima provisões para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em francos suíços originados pelo banco, no terceiro trimestre, de 470 milhões de zlotys (109,45 milhões de euros). Estas provisões têm impacto nos resultados financeiros no terceiro trimestre de 2024.

Além disso, estima-se que sejam criadas provisões no valor de 62 milhões de zlotys (14,4 milhões de euros), sem impacto nos lucros e perdas, contra o risco jurídico relacionado com a carteira de empréstimos originada pelo antigo Euro Bank.

“Adicionalmente, com referência ao atual relatório n.º 17/2024 publicado em 7 de maio de 2024, o banco informa que na sequência de uma verificação da participação estimada dos mutuários hipotecários elegíveis em moratórias de crédito reduziu o impacto estimado da lei que altera a legislação relativa ao apoio aos mutuários que contraíram um empréstimo hipotecário e se encontram numa situação financeira difícil e a lei relativa ao financiamento coletivo para empreendimentos comerciais e assistência aos mutuários nos resultados financeiros do banco e do seu Grupo”, refere o banco polaco.

Consequentemente, no terceiro trimestre de 2024, o custo estimado das moratórias de crédito foi reduzido em 44 milhões de zlotys (10,2 milhões de euros) para o nível de 157 milhões de zlotys (36,6 milhões de euros), o que teve um impacto positivo nas receitas de juros do período.

O valor final das provisões para riscos legais do terceiro trimestre de 2024 e os resultados financeiros serão divulgados nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre de 2024, a anunciar no dia 29 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.