[weglot_switcher]

Bankinter lança em Portugal fundo de capital de risco para energias renováveis

O objetivo é captar 25 milhões de euros que serão investidos na área das energias renováveis na Península Ibérica e em Itália.
14 Maio 2021, 10h11

O Bankinter, em parceria com a Plenium Partners, lança em Portugal o Helia Renovables IV, um Fundo de Capital de Risco, com o objetivo de captar 25 milhões de euros que serão investidos na área das energias renováveis na Península Ibérica e em Itália.

“Assim, após aprovação da sua comercialização pela CMVM, o Bankinter coloca à disposição dos seus clientes em Portugal, através das suas áreas de Bankinter Investment e de Private Banking, esta solução de investimento destinada a investidores com perfil de investimento dinâmico, que terá como objetivo atingir uma distribuição média anual prevista de 5% durante sete anos”, diz o banco espanhol que tem uma sucursal em Portugal.

O banco destaca o compromisso de investimento comum de ambas as entidades no capital do Fundo, nomeadamente do Bankinter que investiu 20 milhões de euros e da Plenium Partners que investiu outros 5 milhões de euros, correspondendo respetivamente a 7,8% e 1,9% do capital já comprometido.

O fundo permitirá aos subscritores investirem em parques de energias renováveis em exploração, com tecnologia eólica, solar ou fotovoltaica e mini-hídrica localizados na Península Ibérica e Itália, com uma vida útil mínima de três anos em funcionamento e um historial de operações comprovado.

“Atualmente, a carteira é constituída por 12 parques fotovoltaicos, localizados em Espanha, que têm uma potência instalada de 56 MW. Estão igualmente previstos investimentos em Portugal”, diz o Bankinter.

Relativamente ao Helia Renovables IV, trata-se do quarto veículo de investimento em energias renováveis lançado pelo Bankinter e pela Plenium Partners no espaço de três anos

O banco diz que “em Espanha, o Helia Renovables IV foi lançado com sucesso em maio de 2020 e permitiu captar 255 milhões de euros. O lançamento deste Fundo de Capital de Risco em Portugal surge na sequência do compromisso do Bankinter em apresentar soluções inovadoras para os seus clientes do segmento Private Banking, assim como dinamizar iniciativas associadas às alterações climáticas e melhoria da sustentabilidade ambiental”, referiu.

Para gerir o Helia Renovables IV, “o Bankinter conta com a larga experiência da Plenium Partners, operador de referência no mercado espanhol em termos de capacidade instalada e com reconhecida experiência em investimento e gestão em várias tecnologias (eólica, fotovoltaica, solar, térmica e pequenas produções hidroelétricas)”, explica a instituição.

Para Paulo Rodrigues, Diretor da Banca Comercial e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, “o Helia Renovables IV é mais uma solução de investimento inovadora que disponibilizamos aos nossos clientes de Private Banking, segmento onde temos vindo a reforçar a nossa proposta de valor e onde queremos continuar a crescer. Através deste Fundo, os clientes têm a oportunidade de diversificarem os seus portfólios, investindo num setor com futuro como é o das energias renováveis e em ativos com rentabilidades estimadas muito interessantes e não correlacionados com os mercados financeiros tradicionais, principalmente no atual contexto de taxas de juro baixas. Além disso, o facto de o Bankinter e a Plenium Partners investirem em conjunto com os clientes é um factor de confiança adicional nas potencialidades deste sector”.

Fundos Bankinter Investment representam já 5,4 mil milhões de euros de investimento total

O Bankinter, através do Bankinter Investment, a sua área de Banca de Investimento, foi um dos primeiros bancos a desenvolver alternativas de investimento em fundos inovadores para os seus clientes Private, anuncia o comunicado.

“Os ativos subjacentes aos fundos Bankinter Investment incluem retalho alimentar, hotéis, energias renováveis, residências de estudantes, infraestruturas e venture capital, tendo como gestores operacionais players relevantes em cada um dos sectores, que são simultaneamente acionistas dos respetivos fundos”, refere a nota.

“A plataforma de investimento alternativo do Bankinter Investment é hoje uma realidade plenamente consolidada: nos últimos quatro anos foram lançados 14 fundos num total de 5,4 mil milhões de euros de investimento, que, desde o lançamento do primeiro fundo, permitiram já distribuir 365 milhões de euros em dividendos aos acionistas. Alargar este sucesso à economia e aos investidores em Portugal é agora o nosso propósito”, refere Joaquim Castro, Diretor do Bankinter Investment.

O banco diz sobre o Helia Renovables IV que confirma “o bom acolhimento deste tipo de soluções por parte dos clientes e representa um importante incentivo à produção de energias mais limpas”.

Neste sector, o Bankinter e a Plenium Partners acabam de anunciar a venda do veículo Helia I, lançado em 2017, à empresa canadiana Northland Power, que permitiu superar os objetivos de rentabilidade que estavam definidos aquando do lançamento do fundo

Recorde-se que recentemente o Bankinter Investment foi igualmente responsável pela criação da primeira SIGI portuguesa (Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária), em parceria com a Sonae Sierra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.