[weglot_switcher]

Bankinter sobe para 3% a taxa de depósito a prazo a 6 meses para novos clientes

Esta solução é dirigida a novos clientes, que depositem ou transfiram novos montantes para o banco, e cujo montante de constituição varia entre o mínimo de 5 mil euros e o máximo de 200 mil euros.
5 Julho 2023, 11h21

Há mais um banco a subir os juros para um patamar “indicativo” acima dos juros da nova série dos Certificados de Aforro (embora a comparação não possa ser feita de forma literal, porque há condições nos bancos e prémios de permanência nos produtos do Estado que afectam a comparação).

Agora é o Bankinter Portugal que aumentou de 1,75% para 3% a taxa de remuneração do Depósito Net Boas Vindas a 6 meses, para novos clientes que depositem ou transfiram novos montantes para o banco, e cujo montante de constituição varia entre o mínimo de cinco mil euros e o máximo de 200 mil euros.

“Os novos clientes podem aderir ao Depósito Net Boas Vindas através do site do Bankinter ou da app, até 90 dias após a abertura de conta de depósito à ordem”, refere a instituição financeira liderada em Portugal por Alberto Ramos.

O banco diz que, ainda no âmbito do Depósito Net Boas Vindas, mantém-se disponível a taxa de 2,5% para o prazo de 12 meses, com os mesmos limites de montante de constituição, assim como a possibilidade de movimentações antecipadas, parciais ou totais, em qualquer momento. “Os juros vencidos são transferidos automaticamente para a conta de depósito à ordem associada”, refere o banco.

Além destas alterações no âmbito dos depósitos a prazo, o Bankinter Portugal aposta em “soluções inovadoras ao nível das contas à ordem, introduzindo condições mais competitivas”.

Entre as mudanças mais recentes, destaca-se o alargamento de cinco mil para dez mil euros do saldo máximo remunerado da Conta Mais Ordenado, conta à ordem que oferece uma remuneração de 5% (TANB) no primeiro ano, 2% (TANB) no segundo ano, isenção de comissões e possibilidade de abertura digital, e que com esta melhoria passa a permitir um retorno máximo para o cliente nos dois primeiros anos de 252 para 504 euros (já líquidos de impostos).

“Em maio, o Bankinter Portugal inovou ao lançar uma nova conta à ordem de contratação totalmente digital, sem comissões, a Conta Bankinter Online, com uma remuneração mensal de 1% (TANB) sobre os saldos diários, sem limite máximo”, lê-se no comunicado.

Para Vítor Pereira, Diretor de Produtos, CRM, Marketing e Canais Digitais e Membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, “as novas condições aplicadas ao Depósito Net Boas Vindas a seis meses reforçam o potencial de valorização de recursos dos clientes, criando condições mais competitivas para a constituição de poupanças, numa altura em que a subida de juros é um enorme desafio na gestão dos rendimentos das famílias”.

Tal como escreveu a Deco Proteste, as taxas dos depósitos dos bancos já começaram a rota ascendente, e até mesmo as grandes instituições começaram a alterar os seus preçários, a subir as taxas e a apresentar novos depósitos. No entanto, são os bancos mais pequenos, a banca online e a banca de capital estrangeiro a oferecer as melhores propostas, alertou recentemente a Deco. “Alguns desses depósitos têm montantes mínimos elevados (por exemplo, 25 mil ou 50 mil euros) e muitos deles não permitem mobilização antecipada. Dessa forma, ao subscrever, o cliente fica ‘preso’ ao banco sem poder movimentar as poupanças e canalizá-las para melhores propostas que venham a surgir no mercado, até porque as taxas deverão continuar a subir nos próximos meses”, acrescenta.

Deco compara depósitos

Segundo a Deco, a melhor taxa (4% bruta) é oferecida pelo Banco BiG, no prazo de seis meses. Tem a vantagem de o depósito ser mobilizável antecipadamente, mas destina-se apenas a novos clientes, sendo necessários 25 mil euros para abrir conta. Também para novos clientes, o Depósito a Prazo Novos Clientes Aniversário do Best Bank paga 3,65% brutos a 12 meses, mas apesar de o montante mínimo exigido ser inferior (2.500 euros), o depósito não pode ser mobilizado antes do fim do prazo.

No prazo de 24 meses, o Banco BAI Europa tem a melhor taxa (3,35% bruta), segundo a Deco. O Depósito a Prazo Premium exige, no entanto, a subscrição de vários produtos e serviços. O Finantia oferece 3,3% mas para montantes superiores a 100 mil euros (a 12 meses proporciona 3% brutos). Em suma, as melhores taxas aplicam-se quase sempre a contas promocionais para novos clientes, novos montantes, valores muito elevados ou com condições especiais. O Bankinter, neste novo depósito não é exceção.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.