O Barceló Hotel Group inaugurou mais uma unidade na Madeira, o Barceló Funchal Oldtown, a segunda na Região Autónoma, junta-se ao Allegro Madeira. Trata-se de uma unidade cinco estrelas e com 111 quartos.
Tratou-se de um projeto de reabilitação arquitetónica, em que foram recuperadas as fachadas e as lajes interiores de seis edifícios do século XVII, localizados na Rua da Alfândega. A nova unidade do grupo hoteleiro tem também decoração de interiores inspirada no artesanato da Região de modo a valorizar o património cultural da Madeira.
Dos seis edifícios recuperados destaca-se por exemplo a sede da fábrica Bordados Oliveiras, e outro edifício que pertencia à família Blandy’s, que foi uma das fundadoras do comércio de vinho da Madeira.
O grupo hoteleiro salienta que durante o processo de escavação, que foi realizado sob a supervisão de uma equipa de arqueólogos locais, “foram encontrados elementos importantes e vestígios de séculos passados, que demonstram não só a importância histórica do edifício mas também a sua localização num enclave que, devido à proximidade do porto, o liga às origens da cidade: mais de mil peças de cerâmica do período colonial, os restos de uma estrada do século XVI, um raspador de sapateiro do século XVII e moedas do século XVIII, todas elas integradas na decoração do hotel, destacando o património cultural local e oferecendo a todos os hóspedes a oportunidade de mergulhar na história e no legado da cidade do Funchal durante a sua hospedagem no hotel”.
Foram também utilizadas nas vigas e na fachada original pedras naturais e da madeira, “de mais de cem anos de antiguidade, que simboliza a maneira tradicional como se construíam os muros na antiguidade”.
A nova unidade do grupo hoteleiro tem também alusões à Floresta Laurissilva, que é considerada Património da Humanidade da Unesco desde 1999, através de “desenhos e na decoração do lobby e na receção do hotel através de elementos decorativos que recordam as folhas de louro pela sua cor e textura”.
A unidade hoteleira tem vários restaurantes.
Um deles ‘A Bordadeira’, um restaurante à carta, com o objetivo de homenagear o bordado madeirense.
Tem também o Noz Café, com um conceito ‘All day dining‘. A isto junta-se um bar no lobby, e também o rooftop bar ‘B-Heaven’.
O rooftop bar tem também piscina, solário e vista sobre o mar.
A nova unidade hoteleira do Barceló Hotel Group tem ainda três salas de reuniões independentes, totalmente insonorizadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com