De acordo com o último Barómetro de Práticas de Pagamento da Crédito y Caución, 60% das empresas alemãs notam uma deterioração no comportamento de pagamento dos seus clientes.
As faturas em atraso impactam 57% de todas as vendas a crédito no setor B2B, sendo que os principais fatores para estes atrasos são pressões económicas, restrições operacionais e problemas de liquidez. Atualmente, 8% das faturas estão em atraso, aumentando a preocupação para os próximos meses.
Com prazos médios de pagamento de 60 dias, 47% das vendas são realizadas a crédito. Para lidar com as crescentes pressões sobre o fluxo de caixa, as empresas estão a alterar a gestão do capital circulante. Uma prática comum é atrasar os pagamentos aos fornecedores; 43% das empresas de vários setores estão a utilizar o financiamento de faturas para acelerar as entradas de caixa, utilizando créditos pendentes como garantia.
Para 2026, as empresas alemãs antecipam que as operações comerciais B2B continuarão desafiadoras. A gestão estável do fluxo de caixa é considerada crucial, com 62% das empresas prevendo um aumento nas insolvências de clientes nos próximos meses.
Além da preocupação com o risco de insolvência, as empresas estão também alarmadas com o agravamento das condições de pagamento. Quase um terço das empresas espera que as cobranças se tornem mais lentas, enquanto uma percentagem semelhante antecipa que os fornecedores reduzirão os prazos de pagamento e exigirão pagamentos mais rápidos, o que aumentará a pressão sobre a liquidez.
As expectativas em relação aos resultados de vendas e rentabilidade são cautelosas. O potencial de perturbações no comércio internacional torna cada vez mais difícil prever a procura, planear a produção e alocar recursos de forma eficiente. O aumento dos custos de produção deverá pressionar ainda mais as margens de lucro.
Diante deste cenário económico complexo, 70% das empresas na Alemanha estão a adotar uma abordagem combinada para a gestão do risco de pagamentos, utilizando provisões internas em conjunto com a ajuda de agentes externos especializados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com