O grupo Barraqueiro pretende comprar ou alugar carruagens a Espanha para ligar Braga a Faro, com o intuito de se tornar o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal. Segundo o “Público”, a empresa B-Rail do grupo quer usar as carruagens Talgo, que faziam o Sud Expresso e o Lusitânia Expresso mas que eram conhecidas por serem curtas e baixas.
De acordo com a publicação nacional, estes comboios são uma das imagens de marca dos caminhos de ferro do país vizinho mas o material foi sendo desvinculado porque a Renfe abandonou o serviço regional e também de longo curso.
A B-Rail já terá notificado a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes que pretende operar 24 comboios diários, sendo 12 em cada sentido, entre Lisboa e Porto. Apenas seis destes comboios vão ligar Braga a Lisboa e quatro pretendem ligar o Porto a Faro. No entanto, o prazo mínimo para a conclusão da operação é de 20 anos.
A empresa da Barraqueiro propõe-se ainda a fazer a ligação entre Lisboa e Porto em duas horas e 41 minutos, e ligar o Porto a Faro em cinco horas e 29 minutos. Segundo o “Público”, a Infraestruturas de Portugal já informou a B-Rail que não tem disponibilidade para os 12 horários em cada sentido.
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