[weglot_switcher]

Base de dados de matrículas deverá revelar que veículos não têm seguro

A ASF tem fortalecido o trabalho com as seguradoras para melhorar a fiabilidade da informação com as entidades públicas que disponibilizam informação sobre os carros, referiu esta sexta-feira Margarida Corrêa de Aguiar.
  • Cristina Bernardo
25 Setembro 2020, 12h29

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) pretende desenvolver a base de dados de matrículas, a fim de permitir saber quais são os veículos em Portugal que não dispõem de seguro de responsabilidade civil automóvel mesmo não estando isentos dessa obrigação.

“Todo este conjunto de informações e dados servem o interesse público, designadamente políticas públicas de prevenção e combate à condução sem seguro de responsabilidade civil obrigatório, ao contribuir para o controlo do cumprimento dessa obrigação e ao facilitar o processo de regularização dos sinistros automóveis”, disse esta sexta-feira Margarida Corrêa de Aguiar.

Na abertura dos 40 anos das comemorações do Fundo de Garantia Automóvel, a presidente deste órgão regulador explicou que pretende acelerar os processos de regularização de sinistros e facilitar o trabalho de fiscalização, numa altura em que os maiores desafios nesta área são a condução autónoma, a micromobilidade e os veículos elétricos.

A ASF tem fortalecido o trabalho com as seguradoras para melhorar a fiabilidade da informação com as entidades públicas que disponibilizam os dados sobre os veículos cujos responsáveis estão isentos de ter seguro de responsabilidade civil automóvel, segundo a ASF.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.