[weglot_switcher]

Basílio Horta renova mandato em Sintra mas perde maioria absoluta

Sobre possíveis entendimentos para viabilizar a sua governação, o autarca reeleito em Sintra não exclui dialogar com quem quer que seja. “Todos são imprescindíveis a começar por quem tanto me insultou”, disse, fazendo referência ao principal opositor Ricardo Baptista Leite, que elegeu quatro vereadores para o executivo camarário.
  • Basílio Horta
27 Setembro 2021, 10h30

O candidato do PS à presidência da autarquia de Sintra conseguiu renovar o mandato por mais quatro anos embora tenha perdido a maioria absoluta conquistada em 2017.

“Ganhámos as eleições o que é o mais importante e vamos governar com a maioria que o povo nos deu”, afirmou este domingo o presidente reeleito, aquando da contagem dos votos. De acordo com o mapa eleitoral, Basílio Horta conquistou 35,29% dos votos garantindo cinco mandatos. Há quatro anos, os socialistas conseguiram ficar com seis dos 11 lugares no executivo camarário.

“É evidente que tivemos uma redução de votos, mas não fomos só nós”, afirmou Basílio Horta lançado farpas ao principal opositor. A coligação “Vamos Curar Sintra” (PSD/CDS PP/Aliança/MPT/PDR/PPM/R.I.R), liderada por Ricardo Baptista Leite, elegeu quatro vereadores para o executivo camarário, tendo alcançado 27,52% dos votos.

“Para além de ter retirado a maioria absoluta a Basílio Horta, a coligação Vamos Curar Sintra conquistou mais uma freguesia, a União de Freguesias de Sintra, tendo mantido a freguesia de Colares, com maioria absoluta, e a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem”, refere Ricardo Baptista Leite, citado num comunicado.

“Agora Basílio Horta já não vai conseguir continuar a fugir de debater os problemas das pessoas de Sintra. Durante os próximos quatro anos não descansarei e irei confrontá-lo em todas as reuniões de câmara”, afirmou.

A maior surpresa da noite deveu-se à ascensão a terceira força política do Chega, que conquistou 9,08% dos votos e garantiu um lugar no executivo camarário, situando-se à frente da CDU (9,02%, um mandato). Bloco de Esquerda, PAN, Nós, Cidadãos e Iniciativa Liberal não elegeram nenhum vereador.

“Nunca me preocupa o que o eleitorado entende fazer, portanto temos de olhar e governar com aquilo que o eleitorado entendeu dar-nos. Ganhámos a Câmara, serei presidente da Câmara e vou governar Sintra como entendo que deve ser governada”, notou Basílio Horta.

Sobre possíveis entendimentos para viabilizar a sua governação, o autarca reeleito em Sintra não exclui dialogar com quem quer que seja, mas, numa alusão ao candidato do PSD, Ricardo Batista Leite, e aos episódios de polémica durante a campanha – num dos quais, o social-democrata acusou Basílio de “cobardia política” – o autarca que vai continuar por mais quatro anos, assinalou que “ninguém é imprescindível em Sintra. Todos são imprescindíveis a começar por quem tanto me insultou”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.