Batata é a cultura com mais produção na área da agricultura na Madeira

A produção de banana e de cana-de-açúcar tiveram aumentos de produção na Madeira. O número de produções e de área agrícola utilizada registaram quebras.

A batata é a cultura com mais produção na Madeira diz a Direção Regional de Estatística (DREM). Em 2017 teve uma aumento calculado em 4.579 toneladas face ao período homólogo.

Em 2017 foram produzidas 30 689 toneladas de batata. Isto é superior ao valor obtido pela banana (23.187 toneladas), que subiu 8,8%.

É de assinalar ainda o aumento na produção de cana-de-açúcar de 0,2% e ainda da subida de 28,5% da uva de castas vitis vinifera para as 4.516 toneladas. A produção de tinta negra mole foi de 81,6% em 2016.

A batata doce também residiu uma subida de produção em mais 442 toneladas. No Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 2016 foram registadas 11.628 explorações e uma Superfície Agrícola Utilizada (SAU) de 4 893,2 hectares.

Estes números indicam uma redução nas explorações de 3,6% e na SAU de 7%.

Recomendadas

Uaucacau planeia chegar a Lisboa ou Porto até final do ano

A empresa produz chocolates artesanais, com sabores típicos da Madeira, que são obtidos através de produtores regionais.

Estado quer canalizar receita dos impostos do tabaco e das bebidas açucaradas das regiões autónomas para o SNS

A proposta de OE2019 prevê uma alteração ao atual artigo do Código dos Impostos Especiais de Consumo no que se refere ao Artigo 105.º (Taxas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), aumentando o imposto sobre o tabaco produzido nestas regiões. As receitas serão canalizadas para o SNS. Assim como as das bebidas açucaradas.

‘Bioplatform’: plataforma de agricultura biológica quer chegar ao mercado ibérico

O Bioplatform é uma plataforma comercial quer quer servir como pólo agregador na área da agricultura biológica.
Comentários