Batata é a cultura com mais produção na área da agricultura na Madeira

A produção de banana e de cana-de-açúcar tiveram aumentos de produção na Madeira. O número de produções e de área agrícola utilizada registaram quebras.

A batata é a cultura com mais produção na Madeira diz a Direção Regional de Estatística (DREM). Em 2017 teve uma aumento calculado em 4.579 toneladas face ao período homólogo.

Em 2017 foram produzidas 30 689 toneladas de batata. Isto é superior ao valor obtido pela banana (23.187 toneladas), que subiu 8,8%.

É de assinalar ainda o aumento na produção de cana-de-açúcar de 0,2% e ainda da subida de 28,5% da uva de castas vitis vinifera para as 4.516 toneladas. A produção de tinta negra mole foi de 81,6% em 2016.

A batata doce também residiu uma subida de produção em mais 442 toneladas. No Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 2016 foram registadas 11.628 explorações e uma Superfície Agrícola Utilizada (SAU) de 4 893,2 hectares.

Estes números indicam uma redução nas explorações de 3,6% e na SAU de 7%.

Recomendadas

O ensino profissional deve estar aliado às empresas, sublinha Albuquerque

Em entrevista ao Económico Madeira, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, além de falar nas mais-valias da ligação entre o ensino profissional e as empresas, diz que quer criar um cluster de empresas tecnológicas na Madeira. O único impasse é o Estado português.

Secretária Regional da Cultura diz que vai dar prioridade a preservação do património imaterial da Madeira

Paula Cabaço destacou o trabalho que tem sido feito nos diversos museus da Região, bem como no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com exposições temporárias itinerantes, projetos, oficinas e publicações.

Desemprego registado desce 2,8% na Madeira

A Madeira registou aumentos nas oferta de emprego, desempregados inscritos, nas ofertas de emprego recebidas, e nas colocações efetuadas.
Comentários