Batata é a cultura com mais produção na área da agricultura na Madeira

A produção de banana e de cana-de-açúcar tiveram aumentos de produção na Madeira. O número de produções e de área agrícola utilizada registaram quebras.

A batata é a cultura com mais produção na Madeira diz a Direção Regional de Estatística (DREM). Em 2017 teve uma aumento calculado em 4.579 toneladas face ao período homólogo.

Em 2017 foram produzidas 30 689 toneladas de batata. Isto é superior ao valor obtido pela banana (23.187 toneladas), que subiu 8,8%.

É de assinalar ainda o aumento na produção de cana-de-açúcar de 0,2% e ainda da subida de 28,5% da uva de castas vitis vinifera para as 4.516 toneladas. A produção de tinta negra mole foi de 81,6% em 2016.

A batata doce também residiu uma subida de produção em mais 442 toneladas. No Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 2016 foram registadas 11.628 explorações e uma Superfície Agrícola Utilizada (SAU) de 4 893,2 hectares.

Estes números indicam uma redução nas explorações de 3,6% e na SAU de 7%.

Recomendadas

Ligação entre Ribeiro da Alforra e Limoeiro deve custar 799 mil euros em 2019

O executivo teve que proceder a alterações nos encargos financeiros referentes a esta obra. A portaria, publicada em diário oficial, diz que os “encargos são referentes a trabalhos executados e por executar, não incluídos em acordos de regularização de dívida”.

Funchal vai receber novo centro de acondicionamento de banana da GESBA

O empreendimento vai custar cerca de 10 milhões de euros e visa modernizar e aumentar a produção de banana. A empresa vai ainda requalificar o centro de bananicultura no centro de investigação e experimentação de banana da Madeira.

Projeto europeu dá 139 mil euros ao Funchal para mobilidade sustentável

O projeto ligado à mobilidade sustentável envolve soluções pedonais, cicláveis, eléctrica, e de transportes públicos.
Comentários