[weglot_switcher]

BCE confirma: programa de compra de ativos termina no fim do mês

Após a reunião do Conselho de Governadores, o Banco Central Europeu explicou que mantém o plano para finalizar o programa de compra de dívida este ano. O foco passa agora para a conferência de imprensa de Mario Draghi às 13h30.
  • Reuters
13 Dezembro 2018, 12h46

O plano tinha sido anunciado em junho e esta foi confirmado esta quinta-feira. O Banco Central Europeu (BCE) vai encerrar o programa de compra de ativos no final deste mês.

O programa foi iniciado em março de 2015 para impulsionar o crescimento económico e a inflação na zona euro. Desde essa altura, o BCE  investiu 2,158 biliões de euros, incluindo 36.514 milhões de euros de dívida portuguesa.

“As compras líquidas no programa irão terminar em dezembro de 2018″, referiu o BCE em Ao mesmo tempo, o Conselho de Governadores está a reforçar o guidance sobre o reinvestimento”, em comunicado emitido após a reunião de política monetária do Conselho de Governadores.

“Ao mesmo tempo, o Conselho está a reforçar o forward guidance sobre o reinvestimento. Dessa forma, o Conselho de Governadores pretende reinvestir, por completo, os pagamentos de capital de ativos que cheguem à maturidade, por um período extenso e para além de quando começar a subir as principais taxas de juro, e em qualquer caso durante o tempo necessário para manter condições favoráveis de liquidez e um grau amplo de acomodação monetária”, referiu.

Em relação ao que tem vindo a dizer nos últimos meses, a diferença na mensagem reside nos aspetos do forward guidance e da intenção em reinvestir por completo o valor dívida que chega à maturidade. O foco passa agora para a conferência de imprensa às 13h30, na qual Mario Draghi poderá dar mais sinais sobre os próximos passos na normalização gradual da politica monetária.

O banco central informou ainda que manteve as taxas de juro de referência na zona euro em mínimos históricos. A taxa de juro diretora na zona euro continua, assim, em 0%, enquanto a taxa aplicável à facilidade de depósito também não sofreu alterações e permanece nos -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica em 0,25%.

“O Conselho de Governadores espera que as taxas de juro diretoras se mantenham nos níveis atuais, pelo menos, até depois do verão de 2019 e, em qualquer caso, enquanto seja necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação para níveis abaixo, mas próximos, de 2% a médio prazo”, adiantou.

 

[Atualizada às 12h50]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.