A última reunião do Banco Central Europeu (BCE) em 2024 trouxe nova descida de 25 pontos base (p.b.) nos juros diretores da zona euro, em linha com o esperado, marcando assim quatro descidas este ano com um impacto acumulado de 100 pontos. O comunicado do banco sofreu alterações, aparentando agora uma postura menos agressiva, isto apesar de Lagarde garantir que a política monetária se mantém restritiva.
A última reunião deste ano trouxe nova descida de 25 p.b., uma decisão “unânime” apesar de ter havido “discussões sobre um corte de 50 p.b.”, reconheceu a presidente do BCE. A escolha acabou por recair na primeira opção, com Lagarde a explicar que há seis exercícios de projeção que a inflação é vista a convergir para o objetivo de médio prazo do BCE, ou seja, 2%, além de que uma série de indicadores avançados, além do crescimento salarial ou custo unitário por trabalhador, “apontam […] para um cenário compatível com 2%” de inflação.
Acresce a isto que “os riscos para a inflação são agora claramente balanceados”, o que levou o BCE a “remover a menção à restritividade” no seu comunicado de política monetária de dezembro, explicou.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com