[weglot_switcher]

BCE vê fusões de bancos espanhóis com portugueses e franceses como as mais compatíveis

Fusões de bancos espanhóis com portugueses e franceses são as mais compatíveis, segundo um estudo do BCE.
30 Novembro 2021, 16h40

O Banco Central Europeu (BCE), num estudo recente citado pelo jornal espanhol “Expansión“, considera que os bancos espanhóis fazem parte de dois dos três grupos de países em que as fusões transfronteiriças seriam mais fáceis. As instituições francesas e portuguesas são, na opinião do supervisor, as melhores candidatas.

A proximidade geográfica e os laços culturais podem ser um elemento que torna as fusões e aquisições entre entidades bancárias mais prováveis ​​e compatíveis, defendem os analistas do BCE.

Segundo o Daily Morning Call, da BA&N, que cita o estudo efetuado pelo BCE sobre potenciais movimentos de consolidação na banca europeia onde é referido os bancos espanhóis são mais compatíveis com as instituições financeiras francesas e portuguesas, os analistas do CaixaBank/BPI, comentaram esta notícia. Na análise destacam que o Novo Banco pode ser um alvo dado que deverá estar “à venda num futuro próximo” e que o BCP, devido à sua “baixa avaliação em bolsa”, também pode vir a ser “visto como um potencial alvo a determinada altura”.

O relatório do banco central, citado pelo “Expansion”, dá conta que “os bancos espanhóis são vistos como um bom destino para os seus homólogos portugueses”.

BCE alerta que alguns bancos têm pouco capital para a previsível subida do malparado

Um dos membros do Conselho de Supervisão, Elizabeth McCaul, afirmou que o Banco Central Europeu irá subir as exigências a alguns bancos no que toca ao capital, depois de descobrir que não acumularam almofadas suficientes para cobrir as potenciais perdas com crédito non-performing,

No final do ano o BCE vai impor um “add-on” aos requisitos de capital dos bancos que não tenham feito provisões suficientes para NPLs de empréstimos que concederam antes do final de abril de 2019, quando novas regras entraram em vigor.

A maioria dos bancos que ficaram aquém das expectativas do BCE estão agora a registar mais provisões, o que irá reduzir o “add-on“, disse Elizabeth McCaul.

A gap de provisões para crédito caiu de 13,5 mil milhões de euros, no final de 2020 para 5,8 mil milhões e Elizabeth McCaul afirmou que o BCE espera atualmente que um em cada quatro bancos tenha um défice que leve a um aumento de capital.

O gap de provisões é a diferença entre as provisões elegíveis e a perda esperada por  parte de um banco sob a abordagem baseada em classificações internas (IRB – internal ratings-based), que segundo as regras europeias deve ser totalmente deduzido ao capital regulamentar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.