[weglot_switcher]

BCP anuncia moratória de seis meses para crédito à habitação e empresas. Crédito pessoal fica de fora

O BCP dá moratória no crédito à habitação mas deixa de fora o crédito pessoal. O BCP aposta nas soluções para empresas. Para além da moratória estipulada por lei. Ao todo as medidas custam ao banco 4,7 mil milhões.
27 Março 2020, 17h28

O BCP anunciou formalmente que vai apoiar a economia afectada com o Covid-19 com 4,7 mil milhões de euros, depois de o seu CEO, Miguel Maya, o ter dito na SIC, no programa Negócios da Semana.

“Para ajudar as famílias e as empresas a superar os desafios económicos causados pela pandemia do Covid-19, o Millennium bcp acaba de lançar um conjunto de medidas, no valor total de 4,7 mil milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Para particulares, o Millennium bcp anuncia uma moratória de capital e juros no Crédito Habitação até final de setembro de 2020; a suspensão de agravamento do spread por incumprimento de condições contratuais; e soluções Integradas (contas-pacote) por apenas 1 euro/mês até final de setembro de 2020; para além de seguros de saúde, invalidez e morte com cobertura para a Covid-19.

Isto é, o BCP não vai suspender as prestações de crédito ao consumo, ao contrário do que anunciou por exemplo o Santander Portugal.

“O Millennium bcp disponibiliza aos seus clientes com crédito habitação a possibilidade de beneficiarem de uma moratória de capital e juros, até ao final de setembro de 2020, nos termos anunciados no decreto-lei nº 10-j/2020”, anuncia o banco.

Em simultâneo, entre 1 de abril e 30 junho de 2020, “o Banco suspenderá o agravamento do spread dos contratos de crédito imobiliário a clientes particulares por incumprimento de condições contratuais de bonificação, decorrentes dos constrangimentos associados à pandemia do Covid-19”.

“Estamos a acelerar a transformação digital, tornando mais fácil e rápido o acesso ao Banco e aos seus serviços. Esta transformação permitirá que a maior parte das moratórias dos créditos possa ser solicitada por via digital, sem a necessidade de os clientes se deslocarem a uma sucursal”, diz ainda o banco.

Por outro lado os clientes que até 30 de junho subscrevam no site ou por telefone uma Solução Integrada (pacote de serviços e produtos bancários) e adiram aos serviços digitais, beneficiarão de um custo mensal de apenas 1 euro até ao final de setembro de 2020. “Mais de 1,2 milhões de clientes já possuem estas Soluções Integradas, com vantagens na gestão financeira do seu dia a dia, nomeadamente não cobrando transferências interbancárias ou através de MBWay; manutenção de conta; e disponibilização de cartões de débito e de crédito”.

Para as empresas, o banco vai dar uma moratória de capital e juros de empréstimos até final de setembro de 2020.

“O Millennium bcp disponibiliza uma moratória de capital e juros, até ao final de setembro 2020, nos termos anunciados no decreto-lei nº 10-j/2020”, diz o banco.

Para além do reforço do crédito de tesouraria e liquidez imediata; as Linhas de crédito com garantia mútua (SGM) no total de 3,2 mil milhões de euros; 1.000 milhões de euros de garantias europeias do FEI e BEI; e 500 milhões de euros em Factoring e Confirming. O BCP anuncia ainda o financiamento com alongamento de pagamento de impostos das Empresas; o desconto de faturas sobre o sector público e adiantamento de pagamentos do Estado. Para além da criação do Millennium Help Empresas, linha especializada de apoio técnico aos Clientes.

No crédito a empresas, “ao abrigo do programa de apoio às empresas, o Millennium bcp vai reforçar o crédito de tesouraria e liquidez imediata, com produtos de factoring e confirming, bem como fornecer a possibilidade de acesso a várias linhas de crédito. Este plano tem por objetivo apoiar a economia, proteger o emprego e reforçar a sustentabilidade empresarial”, lê-se na nota.

Já quanto às linhas de financiamento o banco detalha que os 3,2 mil milhões de euros são para “linhas de crédito multi-setorial, com garantia SGM; os 1.000 milhões de euros de garantias europeias do Fundo Europeu de Investimento e do Banco Europeu de Investimento para os sectores da indústria, do turismo, da hotelaria, dos serviços, das atividades culturais, da agricultura, da saúde, das indústrias criativas e das empresas Corporate e Midcaps”.

O BCP anuncia ainda o “acesso a linhas de financiamento do Banco Europeu de Investimento e a linhas da Instituição Financeira de Desenvolvimento para funding imediato de projetos de investimento; Criação de novas contas correntes caucionadas com isenção de comissão nos primeiros seis meses”.

O banco tem também 500 milhões de euros para soluções de Factoring para adiantamento de recebimentos e operações de Confirming para execução de pagamentos; Operações de Factoring e Confirming online, com adesão e desconto 100% digital, até 50 mil euros num processo simplificado e até 250 mil euros num processo contratual.

Já no que toca a soluções de tesouraria, o banco anuncia “o adiantamento integral dos pedidos de reembolso (PTRI) e dos pagamentos a título de adiantamento (PTA) dos projetos de investimento do Portugal 2020 e do PDR2020; o financiamento com alongamento de pagamento de impostos das Empresas; e o desconto imediato das faturas sobre o sector público e adiantamento dos pagamentos do Estado; para além de reafirmar a “isenção das principais comissões de terminais de pagamento automáticos”.

Soluções nos seguros

O banco diz ainda que os clientes do Millennium bcp com Seguro de Saúde Médis têm acesso a médico online através da App Médis, gratuito até 31 de maio. Este seguro de saúde comparticipa o teste de despiste do Covid-19, para apólices com cobertura de ambulatório e mediante receita médica.

Os seguros de vida (incluindo os associados ao crédito), “garantem as situações de morte e invalidez causadas por Covid-19, exceto se a doença tiver sido contraída em viagem a um país considerado de risco pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

“O seguro Plano de Proteção de Pagamentos de Clientes Particulares e Negócios (incluindo os associados aos créditos habitação e créditos pessoais) garantem cobertura em caso de doença provocada por infeção por Covid-19 por um período superior a 30 dias, exceto se a doença tiver sido contraída em viagem a um país considerado de risco pela OMS”.

Por fim, Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva, diz que “o Millennium bcp sabe bem o que é ser ajudado e a importância da ajuda. Sabemos que o nosso papel é decisivo para a economia portuguesa”.

“Se os nossos clientes não estiverem bem, nós também não estaremos. Podem contar connosco”, afirma.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.