Esta segunda-feira, 26 de fevereiro, deverá ficar na história do BCP já que se espera a apresentação de um lucro consolidado entre os 800 milhões e os 900 milhões de euros.
O JE avança esta sexta-feira que os resultados de 2023 deverão seguir a tendência que já tinham apresentado até setembro, altura em que o lucro chegou aos 650,7 milhões de euros. Assim, os lucros do ano passado vão refletir a evolução do lucro consolidado reflete o desempenho favorável quer da atividade em Portugal, quer da atividade internacional, levando a uma elevada rendibilidade dos capitais próprios (ROE).
O crescimento do resultado líquido do Grupo BCP fica a dever-se, em larga medida, à evolução dos proveitos core, refletindo sobretudo o crescimento da margem financeira.
O valor consolidado dos resultados do único banco cotado no PSI incorpora os já anunciados lucros do Bank Millennium na Polónia. O banco detido em 50,1% pelo BCP obteve um resultado líquido de 576 milhões de zlótis (133,2 milhões de euros) em 2023. No quarto trimestre, o resultado líquido ascendeu a 115 milhões de zlótis (26,6 milhões de euros). naquele que é o quinto trimestre consecutivo com lucros.
O Jornal Económico questionou a Fitch sobre os números esperados para o banco português. “Prevemos que o BCP apresente resultados sólidos no quarto trimestre e no ano, impulsionados por uma margem financeira forte e pela manutenção de uma qualidade de activos adequada, que beneficia da contenção dos níveis de novos empréstimos com imparidade”, defendeu Anders Vidén, Associate Director da Fitch Ratings, em declarações ao JE.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com