[weglot_switcher]

BdP altera delegação de poderes com saída de Rosalino e Centeno fica com sete pelouros

Foi na reunião de hoje, dia 10 de setembro de 2024, que o Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu a atualização da delegação de poderes, precisamente no dia em que sai Hélder Rosalino.
10 Setembro 2024, 21h12

Foi na reunião de hoje, dia 10 de setembro de 2024, que o Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu a atualização da delegação de poderes do Conselho de Administração, precisamente no dia em que sai Hélder Rosalino.

Tal como noticiou o “Expresso”, Hélder Rosalino avisou o Ministério das Finanças de que no dia 10 de setembro pretendia deixar de ser administrador do Banco de Portugal uma vez que o mandato terminou no dia anterior e não quis ficar para lá do período necessário. O gabinete de Joaquim Miranda Sarmento respondeu positivamente a Hélder Rosalino, segundo apurou o Expresso que avançou que a substituição não será para já.

O mais recente Boletim Oficial do Banco de Portugal elenca os pelouros nos vastos departamentos. Mário Centeno fica com sete pelouros e Luís Máximo dos Santos com quatro.

Assim ficou definido que o o Governador Mário Centeno é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos. Isto ao nível do Gabinete do Governador (GAB).

Ao nível do Secretariado‐Geral e dos Conselhos (SEC), o Governador é também substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos.

No que respeita à Direção de Relações Internacionais e de Cooperação (DRC): o Governador Mário Centeno é substituído, nas suas faltas e impedimentos, pela Administradora Francisca Guedes de Oliveira.

No Departamento de Estudos Económicos (DEE) o Governador é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pela Vice-Governadora Clara Raposo.

No Departamento de Auditoria (DAU) está o Governador Mário Centeno com o Administrador Rui Pinto.

No Departamento de Comunicação e Museu (DCM) fica o Governador com a Vice-Governadora Clara Raposo; e no Departamento de Pessoas e Estratégia Organizacional (DPE) o Governador  é acompanhado pela Administradora Helena Adegas, ambos substituídos, nas suas ausências e impedimentos, pela Vice-Governadora Clara Raposo.

Pelouros de Máximo dos Santos

No Departamento de Averiguação e Ação Sancionatória (DAS) o responsável é o Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos, que é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Administrador Rui Pinto.

Também no Departamento de Serviços Jurídicos (DJU) Luís Máximo dos Santos lidera e é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Governador Mário Centeno.

No Departamento de Resolução (DRE) Luís Máximo dos Santos é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Governador.

Já no que respeita ao Gabinete de Conformidade (GdC), o Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos, é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Francisca Guedes de Oliveira.

Pelouros de Clara Raposo 

No Departamento de Contabilidade e Controlo (DCC) a Vice-Governadora Clara Raposo é a responsável e é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pelo Administrador Rui Pinto.

Também no Departamento de Estabilidade Financeira (DES) é Clara Raposo quem lidera, substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Helena Adegas.

O Departamento de Mercados (DMR) está a cargo da  Vice-Governadora Clara Raposo, substituída, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos.

Já no Departamento de Emissão e Tesouraria (DET) quem lidera é a Administradora Helena Adegas, substituída, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice‐Governador Luís Máximo dos Santos.

Helena Adegas, Rui Pinto e Francisca Guedes de Oliveira com os restantes

No Departamento de Gestão de Risco (DGR) Helena Adegas é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pelo Administrador Rui Pinto.

Já no Departamento de Serviços de Apoio (DSA) a Administradora Helena Adegas é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Francisca Guedes de Oliveira.

Depois, no Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação (DSI) passa a ser liderado pelo Administrador Rui Pinto, substituído, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Francisca Guedes de Oliveira.

N0 Departamento de Supervisão Prudencial (DSP) Rui Pinto é substituído, nas suas ausências e impedimentos, pelo Governador Mário Centeno.

Por sua vez o Departamento de Estatística (DDE) é liderado pela Administradora Francisca Guedes de Oliveira, substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Vice-Governadora Clara Raposo.

No Departamento de Sistemas de Pagamentos (DPG) a Administradora Francisca  Guedes de Oliveira, é substituída, nas suas ausências e impedimentos, por Rui Pinto; e no Departamento de Supervisão Comportamental (DSC),  Francisca Guedes de Oliveira é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Vice-Governadora Clara Raposo.

O Secretariado‐Geral e dos Conselhos (SEC), no que respeita ao Gabinete de Proteção de Dados (GPD) é liderado pela Administradora Francisca  Guedes de Oliveira, que é substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela Administradora Helena Adegas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.