[weglot_switcher]

BdP: Exportações de turismo vão continuar abaixo dos níveis pré-pandemia ainda em 2023 (com áudio)

As exportações de turismo recuperam fortemente a partir deste ano, mas de acordo com as projeções do Banco de Portugal irão continuar ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia nos próximos dois anos.
16 Junho 2021, 11h31

As exportações de turismo vão começar a recuperar a partir deste ano, segundo as projecções do Banco de Portugal (BdP). Contudo, o regulador bancário alerta que a retoma do setor será lenta e que no final de 2023 ainda irão manter-se ligeiramente abaixo dos níveis registados no final de 2019.

“As exportações de turismo e de alguns serviços associados, como os transportes, sofreram um maior impacto da crise pandémica em 2020”, recorda o regulador bancário no “Boletim Económico de junho”, divulgado esta quarta-feira.

Fonte: Boletim Económico, Banco de Portugal

A instituição presidida por Mário Centeno, explica que como reflexo as exportações de serviços se situavam cerca de 50% abaixo do valor pré-pandémico no primeiro trimestre deste ano. Contudo, a segunda metade do ano deverá trazer boas notícias: “Com a recuperação muito significativa projetada para o segundo semestre, estas exportações devem fixar-se em cerca de 30% do nível de 2019 no conjunto do ano de 2021”.

O BdP antecipa que “esta será a componente da despesa com maior crescimento em 2022 e com o contributo mais importante para o crescimento das exportações totais em 2022-23”.

Ainda assim, no final do horizonte de projeção, os níveis permanecem ainda ligeiramente abaixo dos registados em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.