A empresa espanhola Indra Group vai intensificar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de defesa e espaciais com 385 milhões de euros de financiamento do BEI. Tudo porque hoje o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo de financiamento com a empresa tecnológica espanhola. Este é o maior acordo de financiamento do BEI em Espanha até à data para reforçar as capacidades de segurança e defesa da União Europeia.
O empréstimo visa estimular tecnologias de ponta em áreas como o radar, a defesa eletrónica, a eletro-óptica, as comunicações de comando e controlo e a digitalização avançada.
O apoio do BEI permitirá à Indra construir um centro tecnológico integrado em Torrejón de Ardoz, na região de Madrid.
O Indra Technology Hub planeado será equipado com laboratórios e tecnologias de fabrico avançadas para servir o setor de defesa e espaço.
O acordo de financiamento foi assinado esta terça-feira na sede do BEI, no Luxemburgo. A presidente do BEI, Nadia Calviño, e o vice-presidente Robert de Groot participaram no evento, juntamente com o presidente da Indra, Angel Escribano.
“Assinámos hoje um acordo estratégico com a Indra para impulsionar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta. No atual contexto geopolítico, é mais importante do que nunca reforçar as capacidades de segurança da Europa, com uma abordagem pan-europeia e projetos estratégicos. Investir em inovação e tecnologia é investir em segurança, e o apoio do BEI é fundamental para que as empresas possam desenvolver projetos que contribuam para a segurança de todos os europeus”, afirmou Nadia Calviño, Presidente do Grupo BEI.
“Este acordo visa transformar novas ideias em capacidades reais em todo o ecossistema de defesa e espaço da Europa”, afirmou de Groot, Vice-Presidente do BEI.
“O espaço, em particular, desempenha um papel crucial na segurança e defesa da Europa. Ao apoiar a inovação da Indra e a criação do seu Centro Tecnológico, estamos a ajudar a Europa a manter-se na vanguarda da tecnologia, da resiliência e da sua capacidade de atuar com maior autonomia num mundo em rápida mudança”.
O BEI diz que o projeto impulsionará a competitividade da indústria europeia e reforçará a resiliência da cadeia de abastecimento aeroespacial, de segurança e defesa da UE. Apoia o objetivo do BEI de reforçar as capacidades europeias de segurança e defesa, bem como as prioridades incluídas no seu Roteiro Estratégico para reforçar a indústria europeia de segurança e defesa e acelerar a digitalização e a inovação tecnológica. Contribui também para a iniciativa TechEU do BEI.
“O financiamento do BEI impulsionará o nosso desenvolvimento industrial e tecnológico, apoiando o nosso plano estratégico ‘Liderar o Futuro’ e a nossa visão de nos tornarmos um ator fundamental nos setores de segurança, defesa e aeroespacial da Europa”, afirmou o Presidente da Indra, Ángel Escribano.
“O apoio deste financiamento público permitirá à Indra acelerar a implementação das nossas capacidades industriais e de inovação, bem como reforçar a nossa liderança no domínio da segurança e defesa no novo ambiente de soberania europeia”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com