Beirute. Autoridades admitem tratar-se material explosivo em armazém

A origem das explosões, que partiram as janelas de muitas casas e lojas, ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades admitem que a origem possa estar em material que estava armazenado na zona.

REUTERS/ Issam Abdallah

As violentas explosões que abalaram hoje o porto de Beirute, no Líbano, podem ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos, disse um oficial de segurança libanês.

A origem das explosões, que partiram as janelas de muitas casas e lojas, ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades admitem que a origem possa estar em material que estava armazenado na zona.

“Parece que há um armazém que contém materiais confiscados há vários anos. Parece que alguns desses materiais eram muito explosivos”, disse o diretor-geral da Segurança Geral do Líbano, Abbas Ibrahim.

“Os agentes estão a realizar uma investigação e dirão qual é a natureza do incidente”, concluiu Ibrahim.

O porto de Beirute foi isolado pelas forças de segurança, que só permitem na área elementos da Proteção Civil, ambulâncias e carros de bombeiros, que têm transportado os feridos para os hospitais mais próximos.

Nas proximidades do porto, os sinais de destruição são muito visíveis e há relatos de testemunhas que ouviram as explosões a vários quilómetros de distância.

O Presidente libanês, Michel Aoun, convocou hoje uma “reunião urgente” do Conselho Supremo de Defesa e o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, declarou um dia de luto nacional, na quarta-feira, “pelas vítimas da explosão”.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute hoje, causando número ainda indeterminado de mortos e feridos, semeando o pânico e causando um enorme cogumelo de fumo no céu da capital libanesa, disseram as autoridades.

Ler mais
Relacionadas

“Parece o fim do mundo”. Explosão em Beirute provoca pelo menos 10 mortos, avança ‘Reuters’

Um incêndio seguido de uma violenta explosão no porto de Beirute provocou várias vítimas e danos que chegaram até ao centro da capital. Origem da explosão é desconhecida. Veja as imagens das explosões na capital do Líbano.
Recomendadas

Empresa farmacêutica alemã inicia segunda fase de ensaios clínicos de vacina

Os primeiros dados completos desta fase em pessoas mais idosas, que estão em maior risco, são esperados “no quarto trimestre” deste ano, disse a CureVac.

Valor residual dos carros usados na Europa e nos EUA perderá até 6,86 mil milhões de euros em 12 meses

Até julho de 2021, os mercados de carros usados na Europa e nos EUA correm o risco de perder um valor residual superior ao que perderem na crise de 2008-2009, alerta a consultora Oliver Wyman.
Debate Donald Trump e Joe Biden

Ataques pessoais, insultos e constantes interrupções marcam primeiro debate entre Trump e Biden

Naquele que foi provavelmente o pior debate presidencial de todos os tempos, Biden chamou “palhaço” a Trump, que por seu lado alegou que o filho do candidato democrata foi expulso do exército por consumir cocaína além de receber “dezenas de milhões de dólares” de estrangeiros.
Comentários