[weglot_switcher]

Bélgica anuncia novo confinamento geral após aumento de casos de Covid-19

O recolher obrigatório imposto no início de outubro, entre a meia noite e as cinco da manhã, vai manter-se, bem como as medidas de restrição para restaurantes e bares.
  • Bruxelas, Bélgica: 2.503 dólares
31 Outubro 2020, 12h46

A Bélgica anunciou um novo confinamento geral no território, à medida que a taxa de infeção no país continua a aumentar a um ritmo acelerado, refletindo a maior taxa na Europa, revela a “BBC”.

Os negócios não essenciais e de serviços pessoais, como cabeleireiros, encerraram os espaços até meados de dezembro, mostrando a gravidade da situação vivida na Bélgica. Os ajuntamentos em espaços públicos estão limitados a quatro pessoas e os supermercados apenas têm autorização para vender bens essenciais, enquanto as habitações só devem receber um visitante.

Ao contrário de outros países europeus que mantém as escolas abertas, a Bélgica decidiu estender o período de férias de outono até 15 de novembro, prometendo uma avaliação mais tarde, de forma a garantir a segurança das crianças. O recolher obrigatório imposto no início de outubro, entre a meia noite e as cinco da manhã, vai manter-se, bem como as medidas de restrição para restaurantes e bares.

No dia 19 de outubro, o ministro da Saúde belga revelou que se avizinhava um “tsunami” de novas infeções no território, sendo que o surto de infeções foi confirmado à medida que a Bélgica confirma uma das maiores taxa de infeção, depois de na primeira vaga ter sofrido uma das maiores taxas de mortalidade no mundo.

Atualmente, a Bélgica tem mais de metade das duas mil camas em unidades de cuidados intensivos ocupadas com doentes infetados com Covid-19. Na sexta-feira, o primeiro-ministro, Alexander de Croo, admitiu que o país “se encontra numa situação de emergência de saúde”.

“A pressão nos hospitais é enorme”, disse, enquanto anunciava as medidas de confinamento. “Estas são as medidas de última oportunidade, caso queiramos baixar os números”, sublinhou o primeiro-ministro, enquanto o ministro da Saúde afirmou que o novo confinamento não levará os cidadãos a mergulhar no isolamento. “É um bloqueio, mas um confinamento que permite que as fábricas continuem a operar, o que permitirá que as escolas abram com cautela”, disse.

Segundo o primeiro-ministro, estas medidas estarão em vigor durante as próximas seis semanas, altura em que será feita uma nova avaliação, sendo que a extensão das restrições “só dependerá dos cidadãos”, disse em conferência de imprensa.

Nos últimos 14 dias, a Bélgica registou 1.600 infeções e 8,4 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças. A taxa de mortalidade na Bélgica perde apenas para a República Checa na Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.