[weglot_switcher]

Berardo abre novo museu com ajuda de fundos europeus

O projeto é financiado pelo FEDER com uma verba de 2,587 milhões de euros e é uma parceria com a Câmara Municipal de Estremoz
11 Julho 2020, 12h46

O Museu Berardo Estremoz, dedicado ao azulejo, será inaugurado no dia 25 de julho e teve um cofinanciamento europeu de 75%, que corresponde a 2,587 milhões de euros, sendo os restantes 25% suportados por recursos da Associação de Coleções. A verba europeia é concedida a fundo perdido.

De acordo com a notícia avançada pelo “Expresso”, este sábado, trata-se de uma parceria com a Câmara Municipal de Estremoz assinada em julho de 2016 e que assenta num protocolo de cedência do espaço e das peças à autarquia. Esta compromete-se a gerir o museu, cujo proprietário é a Associação de Coleções, uma entidade criada pelo empresário madeirense em 2005.

O protocolo que se inicia agora é vigente por cinco anos e renovável. O projeto de reabilitação do Palácio dos Henriques — um edifício pré-pombalino também conhecido por Palácio Tocha, situado no centro nobre de Estremoz — e de criação do museu foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo em janeiro de 2017, com data de término a 30 de junho de 2020.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.