[weglot_switcher]

Berkshire Hathaway é a primeira empresa não tecnológica a atingir um bilião de dólares em capitalização

Uma das maiores curiosidades desta valorização é que a empresa atingiu este troféu a dois dias de Buffett completar 94 anos. 
Berkshire Hathaway Warren Buffett
10 – Warren Buffett (109 mil milhões de dólares)
29 Agosto 2024, 13h35

A Berkshire Hathaway tornou-se a primeira empresa não tecnológica a tocar uma capitalização bolsista de um bilião de dólares. O braço de investimento de Warren Buffett juntou-se a algumas empresas do ramo tecnológico já avaliadas com este valor, como Apple, Microsoft, Amazon e Nvidia.

O conglomerado do magnata Buffett apresentou um crescimento de 30% desde o início do ano, com os fortes resultados que o sector segurador tem apresentado, sendo este o principal negócio da empresa, e ainda ao otimismo económico.

Ao longo destes últimos meses, e tendo em conta o sell-off recente, a Berkshire tornou-se uma fonte de confiança para os investidores, ainda que muitos ainda assentem as suas apostas nas grandes tecnológicas, cujas valorizações têm sido apoiadas pela Inteligência Artificial.

Segundo cálculos, a Berskhire Hathaway tem tido uma recuperação tão consistente que já ultrapassou os ganhos gerais do S&P, aquele que é considerado como o benchmark do mercado. Atualmente, e perante os ganhos que tem registado, o braço de investimento está a rivalizar com as Big Tech, observando o seu melhor ano na década.

A Berkshire de Buffett está a apresentar um rendimento anual em torno dos 20% desde 1965, o dobro que o S&P500. São estes dados que elevam Warren Buffett a ser considerado o Oráculo de Omaha e um dos maiores gestores de mercados (se não o maior).

Uma das maiores curiosidades desta valorização é que a empresa atingiu este troféu a dois dias de Buffett completar 94 anos.

Buffett viu numa empresa têxtil em dificuldades o pináculo para a sua fortuna, tornando-a num império crescente que abrange várias áreas. O Oráculo de Omaha prefere que a empresa concentre os seus focos naquela que é vista por muitos como a ‘velha economia’, embora assuma alguns investimentos tecnológicos.

Os títulos da Berkshire Hathaway têm apresentado um crescimento consistente, esperando-se que se mantenham, por forma à empresa continuar acima do bilião de dólares.

Esta capitalização eleva ainda a fortuna de Buffett. Aos 94 anos, o magnata é a sexta pessoa mais rica do mundo, somando um património de 146 mil milhões de dólares. Este novo valor de mercado permitiu adicionar 1,1 mil milhões de dólares à carteira de Buffett, uma vez que este é o maior acionista da sua empresa, tendo 16.45% de participação na Berkshire Hathaway.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.