A atual fase da economia e da macroeconomia condiciona o crescimento das empresas mas existem ferramentas que permitem estimular fusões e parcerias estratégicas. Esta ideia foi defendida por Bernardo Maciel, CEO da Yunit, no arranque do ciclo de conferências “Rota de Crescimento”, que decorreu esta quarta-feira em Braga.
Braga recebe o primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, que irá reunir decisores políticos, associações e empresários, para discutir os apoios às pequenas e médias empresas, neste percurso que une várias cidades do país.
Este é um projeto inovador de partilha de informação que servirá, certamente, para criar sinergias entre os vários players económicos e que conta com o apoio da Sabseg, Crédito Agrícola, Yunit e InvestBraga.
Para o CEO da Yunit, “importa a dimensão para conhecer os mercados”. Bernardo Maciel considera que “para competir, temos ou que ser muito relevantes e ter uma capacidade para chegar ao mass market e aí o dinheiro é fundamental”.
“A inovação tem sido um caminho muito interessante e temos tido um exemplo fantástico no sector têxtil em concelhos como Famalicão, Braga e outros. Nas fusões e aquisições, Portugal tem feito algum trabalho nesse aspecto apesar de existirem muitas empresas de cariz familiar”, destacou este responsável.
No entender de Bernardo Maciel, “o ambiente condiciona a que as empresas procurem soluções com o objetivo de atingir alianças, que podem passar por fusões ou parcerias estratégicas” sobretudo “na fase em que estamos da economia e da macroeconomia”.
“Do ponto de vista jurídico e legal, há condições para isso e do ponto de vista financeiro, em termos de capital, há ferramentas para que aconteça. Há aqui uma boa oportunidade no sentido de olhar para as sociedades de capital de risco como uma oportunidade”, concluiu.
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