[weglot_switcher]

BES Miami ajudou oligarca venezuelano a retirar milhões de dólares da Venezuela

Relatórios do departamento de compliance do BES Miami defendem que o magnata venezuelano conseguiu transferir para fora da Venezuela 116 milhões de dólares pagos pelo governo venezuelano através deste banco por serviços pouco fundamentados e relacionados com projetos habitacionais.
21 Setembro 2020, 20h23

A filial do Banco Espírito Santo (BES) nos Estados Unidos, o Espirito Santo Bank, em Miami, ajudou Alejando Ceballos Jiménez, uma magnata venezuelano ligado à construção, a retirar milhões de dólares da Venezuela, segundo o “Expresso“.

Segundo este jornal, que faz parte do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, os relatórios confidenciais dos FinCEN Files, uma investigação deste consórcio, demonstram que o BES Miami participava em esquemas fraudulentos que envolviam transferências de elevados fundos.

O artigo explica que o departamento de compliance do BES Miami, encarregue de detectar esquemas de lavagem de dinheiro, entregou à FinCEN, a autoridade norte-americana responsável por investigar este tipo de crimes de colarinho branco, dois relatórios segundo os quais Alejando Ceballos Jiménez estaria por trás da movimentação de mais de uma centena de milhões de dólares em 2013.

Os relatórios do departamento de compliance defendem que o magnata venezuelano conseguiu transferir para fora da Venezuela 116 milhões de dólares pagos pelo governo venezuelano através do BES Miami por serviços pouco fundamentados e relacionados com projetos habitacionais.

Alejando Ceballos Jiménez constituiu uma empresa, registada em Londres, a Sarleaf Limited, que tinha como supostos acionistas advogados na Suíça ligados a esquemas com branqueamento de capitais, anterioromente já divulgados pela imprensa. A Sarleaf abriu uma conta no BES Miami e o departamento de compliance apercebeu-se de que os verdadeiros beneficiários eram o próprio Alejandro Ceballos Jiménez, a sua mãe e irmãos.

Ora, foi à Sarleaf que a Venezuela pagou, ente abril de 2013 e janeiro de 2014, 146 milhões de dólares. O departamento de compliance do BES Miami apercebeu-se que saíram da conta da Sarleaf 116 milhões de dólares para outras contas no próprio BES Miami e para outros bancos de outros países em poucos meses.

Destes 116 milhões de dólares, 52,6 milhões foram transferidos para outras contas no BES Miami e 63,8 milhões foram transferidos para outros bancos. O filho do magnata venezuelano, Alejandro Andres Ceballos, recebeu 44 milhões de dólares. Deste dinheiro, metade foi para uma conta na Suíça detida pela empresa Wexford Services, registada no Panamá.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.