[weglot_switcher]

Betty Grafstein: Da fortuna (que poucos conhecem o valor) à carteira de investimentos

Existem muitas estimativas sobre o real valor do património da empresária norte-americana que se apaixonou por Portugal nos anos 70 e que se viu envolvida numa polémica em torno da sua vida pessoal. Conheça o percurso profissional da mulher que herdou o apelido do primeiro marido, um negociador de diamantes.
12 Maio 2024, 16h00

A norte-americana Betty Grafstein, empresária e socialite que tem estado no epicentro de uma polémica em torno de acusações de violência doméstica, tem uma fortuna cujo valor difere e muito dependendo da fonte que é consultada. Alguns sites especializados no cálculo de fortunas colocam-na entre os 23,2 milhões e os 92,72 milhões de euros e há mesmo quem saia da escala e estime um património de 463,6 milhões de euros.

A empresária do ramo da joalharia, que escolheu Portugal para viver grande parte do tempo ainda na década de 70 do século passado, quando ela e o marido na altura, Albert Graffstein vieram pela primeira vez a Portugal. O impacto do país no casal foi de tal forma que acabaram por comprar uma mansão em São Pedro de Sintra em 1972.

Betty herdou o nome do marido assim como a paixão pelos diamantes. Albert, um judeu norte-americano, era um reconhecido negociador de diamantes e geria com o irmão a Grafstein Diamond Corporation.

Após a morte do marido, em 1991, Betty Grafstein fez questão de manter a sua ligação a Portugal, dividindo o ano entre Sintra e Nova Iorque. A socialite é uma figura proeminente do mundo dos negócios há muitas décadas, conhecida sobretudo pelo seu estilo de vida extravagante. Ao longo dos anos, a empresária tem acumulado uma fortuna considerável, com um investimento em vários setores: do imobiliário à moda passando pela cosmética.

Esta empresária começou no negócio da joalharia e é dona de várias joalharias em Manhattan. Com o passar dos anos, Betty Grafstein foi diversificando a sua carteira de investimentos. Alguns portais de cálculo de fortunas apontam que a empresária fez vários investimentos imobiliários em Portugal e nos EUA e que os mesmos “tiveram impacto significativo no seu património atual”.

Como já referido, a empresária que se iniciou no ramo da joalharia acabou por apostar noutras áreas para reforçar a sua saúde financeira. Além da moda e da cosmética, há quem aponte a presença mediática, nomeadamente em “reality shows”, como fonte de conforto financeiro. Na gestão desse património, alguns especialistas apontam que Betty Grafstein tem desenvolvido investimentos inteligentes e tem gerido de forma eficaz a sua fortuna”.

Alguns analistas destacam que apesar do seu estilo de vida “extravagante”, Betty tem feito esforços no sentido de doar parte da sua fortuna a causas humanitárias, algo que se tem verificado ao longo dos anos, com impacto nos EUA mas também em Portugal

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.