[weglot_switcher]

Biden assina decreto para facilitar acesso dos norte-americanos ao voto

O Presidente dos Estados Unidos assina este domingo um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto.
7 Março 2021, 16h46

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai assinar este domingo um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama.

Segundo a agência AFP, o decreto de Joe Biden vai no sentido de exigir a melhoria ou a modernização de sites federais que forneçam informações sobre eleições e votação.

Esta medida surge numa altura em que vários parlamentos locais, com maioria republicana, estão a tentar restringir o acesso à votação em resposta à derrota de Donald Trump, em 03 de novembro.

Segundo Joe Biden, “eleitos republicanos em 43 estados já introduziram mais de 250 projetos-lei para dificultar o voto dos norte-americanos.

“Hoje, no aniversário do Domingo Sangrento, assino uma ordem executiva para facilitar o recenseamento dos eleitores e melhorar o acesso à votação”, disse Biden, em declarações pré-gravadas a partir da Casa Branca.

Em 7 de março de 1965, centenas de manifestantes pacíficos foram violentamente reprimidos pela polícia na cidade de Selma, no estado do Alabama, enquanto lutavam pelo direito ao voto.

Cinco meses depois, o Congresso aprovou a Lei dos Direitos de Voto e aboliu os testes e impostos exigidos para se tornar um eleitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.