Os clubes das ‘Big5’ gastaram mais do que aquilo que receberam em transferências nos últimos dez anos, de acordo com informação recolhida pelo portal CasinosEnLigne.com e revelada esta quarta-feira.
Assim, os clubes da Premier League, Serie A, Ligue 1, Bundesliga e La Liga investiram 46,7 mil milhões de euros em passes de futebolistas entre 2012/13 e 2022/23, sendo que no mesmo período os emblemas destas ligas receberam 34,4 milhões de euros resultantes da transferência de jogadores.
Desta forma, e de acordo com os valores compilados, os gastos com transferências foram superiores em 12,3 mil milhões de euros em comparação com as receitas obtidas com a venda de passes de futebolistas.
Pelos valores que podem ser consultados no site “Transfermarkt”, a Premier League tem o pior balanço entre gastos e receitas em transferências nesta janela de dez anos: 9,8 mil milhões de euros negativos. Entre 2013 e 2023, os clubes daquele que muitos consideram a melhor liga do mundo. gastaram 18 mil milhões em contratações.
A Serie A é a segunda pior neste registo com um balanço negativo de 1,3 mil milhões de euros, sete vezes menos que os clubes da Premier League. Seguem-se a Bundesliga (715 milhões de euros negativos) e La Liga (688 milhões de euros negativos.
Entre as ‘Big5’ só a Ligue 1 se salvou do saldo negativo: em dez anos, os clubes da primeira liga francesa gastaram 5,5 mil milhões de euros e o balanço entre compras e vendas saldou-se em 280,9 milhões de euros.
Num horizonte mais recente, o mesmo portal contabilizou 5,7 mil milhões de euros em transferências esta temporada, mais 47% do que na temporada anterior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com