[weglot_switcher]

Biocodex Foundation lança Bolsa Nacional de Investigação em Microbiota 2025

A bolsa tem como tema a interação entre microbiota e distúrbios do eixo intestino-cérebro, uma área ainda pouco explorada na neurogastroenterologia. Investigadores podem ainda candidatar-se a duas bolsas internacionais, incluindo a nova Bolsa Microbiota & Saúde da Mulher.
29 Julho 2025, 17h39

A Biocodex Microbiota Foundation anuncia que as candidaturas à Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota terminam a 19 de dezembro. O concurso, nesta sétima edição, tem como tema “Microbiota em Neurogastroenterologia: Distúrbios da interação do eixo intestino-cérebro”.
A Bolsa Nacional para Projetos de Investigação foi criada em 2019 e coincidiu com a chegada da farmacêutica Biocodex a Portugal. Com um valor de 25 mil euros, esta bolsa tem como objetivo distinguir o melhor trabalho de investigação em Microbiota realizado por clínicos/investigadores a trabalhar em instituições científicas e tecnológicas portuguesas, como instituições académicas, centros de investigação, hospitais, unidades de saúde, entre outras.
Os projetos devem ter uma duração máxima de 18 meses e serão avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal. 
Este ano, a Biocodex Microbiota Foundation lança uma nova bolsa internacional: a Bolsa Microbiota & Saúde da Mulher, de apoio à investigação cientifica, no valor de 200 mil euros.
Esta bolsa pretende impulsionar a investigação sobre a microbiota feminina e apoiar a investigação científica nesta área e destina-se a investigadores de diversas áreas da saúde, a nível internacional. Tem como tema “Exploração funcional da relação entre o hospedeiro e a microbiota”. As candidaturas decorrem até 30 de setembro.
Com este prémio, a Biocodex Microbiota Foundation pretende apoiar “projetos inovadores de investigação e reforçar a sua presença junto da comunidade científica na área do impacto da microbiota na saúde reprodutiva feminina, área ainda com muito potencial para desenvolvimento”. O objetivo é promover avanços no conhecimento científico em especialidades como ginecologia, obstetrícia, microbiologia, medicina interna, oncologia, entre outras. Os projetos devem ter a duração máxima de três anos.
Estão também abertas, até 30 de novembro, as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, subordinadas à temática da  “Resiliência do microbioma intestinal após perturbações e as suas implicações para a saúde humana e a doença”.  À bolsa, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se médicos e investigadores de todos os países, incluindo Portugal, independentemente da especialidade médica.
A microbiota consiste numa grande variedade de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos unicelulares que habitam no nosso organismo. O intestino é um dos habitats mais populosos de micróbios.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.