[weglot_switcher]

Bit2Me STX conclui testes do título corporativo tokenizado da Valorix na Sandbox

Após a conclusão bem-sucedida dos testes, a Bit2Me STX está a preparar-se para enviar o relatório final à CNMV com o objetivo de obter a licença que lhe permitirá operar como uma das primeiras plataformas com mercado primário e secundário de títulos tokenizados na Europa.
17 Abril 2025, 21h42

A Bit2Me Security Tokens Exchange (Bit2Me STX), uma empresa do grupo Bit2Me, anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes dentro do Sandbox regulatório da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), “onde o título corporativo tokenizado da Valorix (Token 4T 2024, ISIN ES0305845002) foi emitido, negociado e liquidado”.

A empresa diz que este marco determina “um avanço muito significativo na aplicação da tecnologia blockchain nos mercados financeiros tradicionais, posicionando a Bit2Me STX como pioneira na criação de uma infraestrutura de mercados de valores mobiliários tokenizados na Europa”.

Após a conclusão bem-sucedida dos testes, a Bit2Me STX está a preparar-se para enviar o relatório final à CNMV com o objetivo de obter a licença que lhe permitirá operar como uma das primeiras plataformas com mercado primário e secundário de títulos tokenizados na Europa. Este passo irá consolidar a sua posição como líder na transformação digital dos mercados financeiros.

Em 12 de novembro de 2024, o Bit2Me STX começou a testar no Financial Sandbox da CNMV. Durante este período, foi emitido um título corporativo tokenizado pela empresa espanhola Activos y Valores Digitales (Valorix) no valor total de 145.000 euros. Cada título, com valor nominal de 1.000 euros, tinha vencimento de três meses e oferecia um cupão de 3,25%, pagável juntamente com o principal no vencimento.

Os testes cobriram todas as fases do ciclo de vida do vínculo, desde a emissão no mercado primário Bit2me STX: a tokenização do título foi realizada com sucesso na blockchain, demonstrando a viabilidade técnica e regulatória desse processo; passando pela negociação no mercado secundário Bit2me STX: durante três meses, os investidores puderam comprar e vender os títulos tokenizados na plataforma Bit2Me STX, operando num ambiente seguro e regulamentado; até ao vencimento, liquidação e distribuição do principal e cupão do título: No vencimento do título corporativo, os investidores receberam o principal e os juros gerados diretamente nas suas contas bancárias por meio de transferências imediatas, sem transtornos.

Além disso, a tokenização de depósitos bancários e a resiliência da infraestrutura blockchain a possíveis falhas de nó foram testadas com sucesso, cumprindo os requisitos futuros do regulamento DORA sobre segurança cibernética.

A Bit2Me STX também realizou testes de stress na sua plataforma para garantir a robustez da sua infraestrutura tecnológica.

“Estes testes, embora não sejam um requisito obrigatório, foram realizados para se alinhar aos padrões de segurança cibernética estabelecidos pelo regulamento DORA, garantindo a proteção dos sistemas computacionais e a confiança dos investidores”, explica a corretora.

Juan Esteban Saldarriaga, CEO da Valorix, comentou que “a colaboração com a Bit2Me STX permitiu-nos explorar novas formas de financiamento por meio da tokenização, o que abre um leque de oportunidades para empresas como a nossa no mercado de capitais”.

O Bit2Me STX é um projeto do grupo Bit2Me que procura estabelecer uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro em blockchain, em Espanha e na Europa.

Tem como objetivo operar uma Bolsa de Valores especializada em Security Tokens, ou seja, instrumentos financeiros tradicionais (como ações ou títulos) emitidos e negociados nativamente em Distributed Ledger Technologies (DLT ou blockchain).

Este projeto é desenvolvido no âmbito do Regime Piloto de DLT da Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), que irá garantir o seu alinhamento com as normas regulatórias europeias sobre infraestruturas de mercado para instrumentos financeiros em DLT.

Para Javier Todable, CEO e cofundador da Bit2Me STX “esta conquista representa um passo crucial para a criação de uma Bolsa de Valores 3.0, em blockchain na Europa. Mostramos que é possível combinar inovação tecnológica e conformidade regulatória para oferecer soluções financeiras totalmente seguras e eficientes”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.