[weglot_switcher]

Bitcoin toca pela primeira vez nos 80 mil dólares após vitória de Trump

As perspetivas dos analistas é que a bitcoin, a par com outros criptoativos, mantenha a subida que tem verificado desde a eleição de Donald Trump.
Bitcoin
Representations of virtual currency Bitcoin are placed on U.S. Dollar banknotes in this illustration taken May 26, 2020. REUTERS/Dado Ruvic/File Photo
10 Novembro 2024, 15h56

A bitcoin tocou pela primeira vez nos 80 mil dólares. Ainda que por pouco tempo, a criptomoeda mais conhecida atingiu um novo máximo com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

Para chegar a este valor, dados mostram ganhos acumulados de 15% durante a semana. Ao chegar aos 80 mil dólares, a bitcoin conseguiu chegar um novo máximo desde fevereiro.

Atualmente, a bitcoin está a crescer 4,4% para 79.680 dólares, mostrando um ligeiro retrocesso face aos ganhos de quando os Estados Unidos despertaram este domingo.

Mas não é só a bitcoin a revelar ganhos. A ether está a subir 3% e ultrapassou os 3.200 dólares. Também as criptomoedas mais pequenas viram grandes apostas na sua direção. Por exemplo, a Cardano disparou 40% desde a eleições de Donald Trump como 47º presidente dos EUA, enquanto a dogecoin subiu 17% e a Shiba Inu cresceu 31%.

“A criptomoeda está a entrar na era de ouro”, apontou Alex Thorn, responsável de investigação da Galaxy Digital, de acordo com a “CNBC”. “Trump prometeu fazer da América ‘a capital mundial da criptomoeda’ e a sua equipa está repleta de fortes defensores da criptomoeda. A natureza pró-cripto da sua equipa, família e doadores aumenta a probabilidade de Trump cumprir as promessas da campanha”, explica o analista.

Os especialistas já avisaram que o valor da bitcoin pode continuar a subir nas próximas semanas, continuando a atingir valores recordes. Isto tudo porque Trump mudou o discurso face a 2021: antes considerava as criptomoedas “uma farsa” e agora quer fazer dos EUA uma “superpotência” para estes ativos.

“Enquanto candidato, Trump enviou sinais otimistas ao mercado, indicando apoio à indústria de cripto e ao fortalecimento do status dos EUA como um hub global e regulado para criptomoedas. Se implementada, a abordagem de Trump terá repercussões globais significativas”, apontou Hong Fang, presidente da Okx.

Os mais entusiastas acreditam que a bitcoin pode ir até aos 90 mil dólares a curto prazo, mas que a meta para o primeiro ano de Donald Trump será levar a moeda digital até aos 200 mil dólares. Um valor bastante elevado face aos dados atuais, mas que os analistas ainda não colocaram em dúvida.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.