[weglot_switcher]

BlaBlaCar aumentou 46 % a sua atividade em Portugal este ano

A empresa prevê registar mais de 12% de passageiros este Verão. A BlaBlaCar é a plataforma de viagens partilhadas.
Christophe Morin / Bloomberg
16 Julho 2025, 23h28

A BlaBlaCar, a plataforma de viagens partilhadas líder no mundo, aumentou 46% a sua atividade em Portugal graças ao aumento conjunto da procura em todas as opções de mobilidade que oferece a companhia: viagens de carro partilhado, os seus próprios autocarros da BlaBlaCar, e a venda de bilhetes de autocarro de outros operadores, revela a empresa em comunicado.

Para este Verão, a companhia diz que “espera uma grande afluência de viajantes tanto em linhas nacionais e internacionais de autocarro, como de carro partilhado, onde a atividade crescerá 12%”.

A BlaBlaCar é a plataforma de viagens partilhadas líder em todo o mundo que permite a mais de 29,3 milhões de utilizadores ativos únicos partilharem viagem nos 21 mercados na qual está presente, sendo que 51 mil desses utilizadores estão em Portugal.

Neste sentido, BlaBlaCar detetou que entre os 21 mercados que está presente, Portugal é o único mercado em que a atividade do autocarro superou a atividade principal, historicamente, de carro partilhado da plataforma. A atividade de autocarro em Portugal cresceu 65% este ano de 2025.

Isto deve-se, principalmente, a que Portugal é o mercado com a oferta de autocarro mais completa pelo funcionamento conjunto da atividade dos autocarros da BlaBlaCar e a distribuição de outros operadores dentro do país. Por isso, este ano de 2025 a atividade de autocarro cresceu 65%.

“A relação complementar de ambos modelos de negócio é a chave para entender este aumento. Já que, prima a venda de bilhetes de autocarro de outros operadores nas ligações a nível nacional. De facto, para este Verão, as rotas com mais passageiros serão as que liguem Lisboa ao Porto, Madrid, Faro, Portimão e Albufeira”, revela a plataforma.

Em relação aos autocarros da BlaBlaCar, este Verão conectar-se-ão de maneira direta 14 cidades de Portugal com mais de 30 cidades de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Destacam-se por volume de passageiros as ligações entre Lisboa, Madrid, Bordéus e Paris, e Porto-Santiago de Compostela.

“A atividade de carro partilhado também continua a crescer, cerca de 9% no que levamos deste ano e espera-se que o crescimento se acelere durante o verão, chegando a +12%”, diz a empresa.

As deslocações terão uma distância média de 388 quilómetros, e um preço que ronda os 23 euros. Os principais lugares de origem das viagens são Lisboa, Porto, Faro, Maia e Braga, e em relação aos destinos destacam-se Sevilha, Badajoz, Madrid, Vigo, Lisboa e Porto, segundo a plataforma.

“Os utilizadores, cuja principal motivação para viajar de carro partilhado é a poupança, valorizam também outras externalidades positivas, entre as que destacam a possibilidade de viajar de forma mais direta em trajetos curtos entre localidades que não contam com alternativas de mobilidade eficientes. Neste sentido, a oferta de viagens de menos de 150 quilómetros cresceu 12%”, conclui a BlaBlaCar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.