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Black Friday e a revolução do comércio unificado

Fazer compras em qualquer lugar e a qualquer hora, é cada vez mais fácil. Para o pagamento em qualquer canal, através de cartões ou carteiras digitais, as empresas e clientes contam com a Adyen.
20 Novembro 2023, 11h26

Os alarmes começam a tocar às quatro da manhã. Os caça-promoções saltam da cama, vestem-se à pressa e saem de casa sem passar pelo chuveiro. Começa assim, para muitos, a corrida aos descontos da Black Friday que marca o arranque da temporada de compras de Natal.

Eufóricos e decididos a travar autênticas lutas pelos melhores preços em produtos únicos, os consumidores americanos, por vezes geram tumultos que são um pesadelo para a segurança dos espaços comerciais, obrigando à atuação das forças policiais. Curiosamente, foram os polícias de Filadélfia que batizaram, sem querer, o popular fenómeno de consumo repetido anualmente um mês antes das festas natalícias.

 

Mas como surgiu a Black Friday?

 De facto, depois do Liberty Bell e do cheesesteak hoagie, a suculenta sandes de carne de vaca com queijo derretido, a Black Friday é também um símbolo da cidade de Filadélfia. Na década de 1950, a polícia local usava a expressão para descrever o ambiente caótico provocado pela afluência das famílias à baixa comercial da maior cidade da Pensilvânia, no período após o Dia de Ação de Graças.

Oriundas dos subúrbios, milhares de pessoas enchiam as avenidas, praças e estacionamentos, obrigando os agentes a fazer turnos de 12 horas, de acordo com as conclusões de uma investigadora da Universidade da Carolina do Norte.

 

De Philly para o mundo

A Black Friday começou a espalhar-se para o resto da América apenas em meados dos anos 1980 e só começou a ganhar força na Europa a partir de 2010, tendo chegado à Austrália em 2013. Desde então, as marcas e comerciantes adotaram o nome e os consumidores agradecem as oportunidades de negócio, um pouco por todo o mundo.

Atualmente, a famosa 6ª-feira das pechinchas é ampliada por quatro dias, tornando-se uma extravagância de compras que inclui o Black Weekend e o spin-off impulsionado pelo comércio eletrónico, a Cyber Monday que se assinala na 2ª feira seguinte. A infinidade de ofertas online também começa cada vez mais cedo, em alguns casos nos dias que antecedem a Black Friday, prolongando-se depois pelo resto da semana.

 

A experiência de compra perfeita

O comércio unificado chegou em força para transformar e acrescentar valor à relação com os clientes. É uma estratégia de negócio que visa fornecer uma experiência de compra integrada e contínua, em todos os canais e pontos de contacto. Ao quebrar as barreiras tradicionais entre lojas físicas e online, maximiza as vantagens do omnicanal de forma a garantir que os clientes têm uma experiência consistente e personalizada, independentemente de como, onde ou quando interagem com uma marca.

Implica a integração de diferentes sistemas, incluindo pontos de venda (POS), gestão de stocks, plataformas de comércio eletrónico e CRM. É esta perspetiva integrada que permite a partilha e sincronização de dados em simultâneo ao longo de toda a cadeia comercial.

 

Adyen: o parceiro ideal no comércio unificado

Para aderir ao comércio unificado e começar já a preparar a Black Friday, as empresas podem contar com uma fintech inovadora no setor dos serviços de pagamentos, que facilita a integração dos canais de venda e ajuda na gestão do dia a dia, a aceitar pagamentos, proteger receita e controlar finanças.

Criada em 2006, a Adyen é uma plataforma global completa que abrange toda a fileira de pagamentos, desde o portal até à liquidação, passando pela gestão de risco, processamento, emissão e aquisição. Graças a um ecossistema de dados exclusivo é possível descobrir oportunidades para as empresas, ao mesmo tempo que os recursos de machine learning ajudam a proteger contra fraudes e a garantir autenticação simples e segura para o consumidor.

A Adyen oferece integração com Application Programming Interface (API), permitindo que as empresas personalizem e adaptem a experiência de pagamento às suas necessidades específicas. Suportando uma ampla gama de métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, carteiras eletrónicas, transferências bancárias e outros métodos alternativos, a Adyen dá às empresas a possibilidade de oferecer múltiplas opções para uma jornada de cliente, fácil e sem barreiras.

Este artigo é da autoria da adyen.

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