[weglot_switcher]

BlackRock compra Global Infrastructure Partners por 12,5 mil milhões de dólares

A aquisição faz parte do maior enfoque da BlackRock no sector das infra-estruturas, que o CEO Larry Fink disse ser “uma das mais excitantes oportunidades de investimento a longo prazo”.
Eduardo Munoz/Reuters
12 Janeiro 2024, 13h38

A BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, anunciou esta sexta-feira a compra da Global Infrastructure Partners por cerca de 12 mil milhões de dólares em dinheiro e ações, avançam os media norte-americanos.

A aquisição faz parte do maior enfoque da BlackRock no sector das infraestruturas, que o CEO Larry Fink disse ser “uma das mais excitantes oportunidades de investimento a longo prazo”.

Como parte do negócio, a equipa de gestão do GIP irá liderar uma plataforma combinada de investimento em mercados privados de infraestruturas na BlackRock.

Prevê-se que o negócio seja concluído no terceiro trimestre deste ano.

A GIP é uma das maiores gestoras independentes de infraestruturas do mundo, com mais de 100 mil milhões de dólares em ativos, segundo o site Fundspeople. Com a aquisição da Global Infrastructure Partners, a BlackRock quer criar uma plataforma de investimento em infraestruturas multi-ativos líder de mercado, com mais de 150 mil milhões de dólares em ações, dívida e outros instrumentos, segundo o site especializado em fundos de investimento.

A BlackRock anunciou também que irá integrar os seus negócios de ETF e de índices na nova plataforma, no âmbito da criação de um novo negócio estratégico de Soluções de Produtos Globais.

“Esta plataforma está preparada para ser o fornecedor preeminente de soluções de infraestrutura para empresas globais e para o sector público, mobilizando capital privado a longo prazo através de relações de longa data com as empresas”, afirmou Bayo Ogunlesi, CEO da GIP, citado pela CNBC.

A empresa está também a criar uma nova estrutura de negócios internacionais que unificará a sua liderança na Europa, Médio Oriente, Índia e Ásia-Pacífico.

A BlackRock vai pagar um total de três mil milhões de dólares em dinheiro e aproximadamente 12 milhões em ações ordinárias da BlackRock. A equipa executiva da GIP, dirigida por Bayo Ogunlesi e quatro dos seus sócios fundadores, vai dirigir a plataforma combinada de infraestruturas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.