[weglot_switcher]

Bloco de Esquerda quer 35 horas no setor privado e mais férias para quem trabalha por turnos

Para o deputado, as propostas garantem “mais igualdade” e “justiça” entre os trabalhadores do setor público e do setor privado. Em Portugal, existem atualmente 750 mil trabalhadores por turnos.
  • catarina_martins_bloco_esquerda_legislativas_1
    Manuel de Almeida/Lusa
13 Novembro 2019, 10h51

O partido de Catarina Martins vai apresentar, esta quarta-feira, uma proposta para a redução das horas laborais, um reforço no mapa de férias dos trabalhadores que trabalhem por turnos, avança a TSF.

O deputado José Soeiro considera que a mudança para as 35 cinco horas de trabalho por semana vai ter o mesmo efeito que teve, há vinte anos, a adoção das 40 horas, que fizeram aumentar o emprego. “É impossível falarmos de um processo de valorização dos salários sem começarmos por eliminar os cortes que ainda existem na lei do trabalho, seja nos dias de férias, seja nas oras extra, seja no pagamento das compensações devidas aos trabalhadores”, diz, em declarações à rádio TSF, esta manhã.

O objetivo desta proposta é de “contribuir para que os salários médios, e não só o salário mínimo, possam ser objeto de valorização e proteger os trabalhadores em regimes de organização de trabalhos cada vez mais comuns, como o trabalho por turnos.” Segundo o deputado bloquista, existem neste momento em Portugal 750 mil trabalhadores por turnos.

Para “reconhecer o desgaste e penosidade” de um horário por turnos o partido defende, por isso, que “se a pessoa está há dez anos ou 20 anos a trabalhar por turnos esses anos devem ser considerados para que possa reformar-se um pouco mais cedo” e para que tenha direito a mais dias de férias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.