Estar num nível superior, sentir a segurança e conforto únicos, ter o “poder de fogo” num arranque ou numa ultrapassagem é algo que só alguns conseguem.
O preço, sempre essa dificuldade, começa nos 44.100 euros, mas a unidade testada supera os 61.700 euros. Dizer que não vale a pena ter extras neste 318d GT é mentir. Tudo se paga. A transmissão automática, o teto de abrir panorâmico e a versão light sport, que custa quase três mil euros, mas que tem coisas tão úteis como o cruise control com função de travagem ou o ar condicionado automático, ou ainda os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Ainda nesta versão que testámos usámos pneus runflat e jantes de 18 polegadas, para além dos confortáveis bancos dianteiros desportivos.
Mas o que tem de tão especial esta série 3 GT? Exactamente a opção da marca alemã por um carro com uma excecional aparência, um carro aspiracional, mas que dá prioridade à família e a tudo o que utilitário.
A linha traseira coupé incorpora uma quinta porta com uma excecional bagageira e cujo peso “obriga” a ter o botão de fecho automático. É mesmo conveniente! A traseira móvel existe desde 2013 mas é eficaz, porque cria forças aerodinâmicas ascendentes em velocidades elevadas.
O exterior das portas sem frisos dá-lhe o carácter bem mais desportivo e a frente não parece a de um carro de família. Faz lembrar as desportivas séries 6.
O interior é espaçoso, até porque o construtor melhorou o design final no comprimento e na altura.
Atrás, o espaço é equivalente ao de um SUV ou ao de uma limousine e, claro, sem ter os custos associados. A BMW oferece as tradicionais três linhas de acabamentos e respetivos extras, variando o preço, claro.
Em termos de motor, o que se pode dizer é que é irrepreensível. Os consumos estão junto dos 6,5 L/100 em autoestrada, bem diferente dos 4,5 L/100 Km anunciados pelo construtor mas, claro, tudo depende da velocidade que se quer imprimir e da agressividade da condução.
As motorizações de dois litros apresentam potências entre os 143 cv. Do zero aos 100 Km/h, a unidade testada de 143 cv faz 9,7 segundos. Nada mau para um carro que se quer para a família.
A recomendação na utilização desta viatura vai, naturalmente, para as longas viagens de fim de semana ou de férias, passadas ao som de uma excelente música e com um GPS sempre funcional. O som proposto neste série 3 GT é de qualidade, embora o GPS não profissional elimine localidades menos relevantes, como aliás tivemos oportunidade de experimentar.
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com