A BMW anunciou hoje que cancelou um contrato no valor de dois mil milhões de euros em baterias para os seus veículos elétricos.
A companhia sueca Northvolt – co-fundada por Paolo Cerruti (na foto) – não conseguiu cumprir os prazos de entrega das baterias, segundo a “Reuters” que cita a imprensa alemã.
Esta semana também foi notícia na Suécia que a empresa estava a rever planos para a construção de uma gigafábrica de baterias no país escandinavo com a capacidade para produzir 100 gigawatt-horas (GWh) de baterias, e empregar até mil trabalhadores.
O objetivo inicial seria arrancar com as operações no final de 2024, contando com uma carteira de encomendas na ordem dos 50 mil milhões de dólares.
A empresa tem uma fábrica em funcionamento no norte da Suécia, uma em construção na Alemanha e tem um projeto para uma fábrica no Canadá.
Em Portugal, a Northvolt tem um projeto para construir uma refinaria de lítio em conjunto com a Galp, o consórcio Aurora.
A unidade industrial vai ficar localizada no Parque Industrial Sapec Bay e implica um investimento de 700 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho diretos. Ao abrigo do acordo, a Northvolt fica obrigada a comprar 50% da produção anual desta refinaria.
O projeto Aurora vai ter capacidade para produzir o hidróxido de lítio suficiente para equipar 700 mil veículos elétricos, numa capacidade de produção inicial entre 28 mil a 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, material essencial para produzir baterias de ião-lítio. Inicialmente, o consórcio luso-sueco tinha ideias de arrancar com a operação até ao final de 2025.
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