[weglot_switcher]

BMW estreia terceira geração do X3

Em Portugal em novembro, a BMW revelou a terceira geração do X3, antes da sua estreia mundial oficial, agendada para o Salão de Frankfurt, em setembro.
28 Junho 2017, 15h25

Foi através de uma transmissão direta online que a BMW desvendou a terceira geração do seu SAV (Sport Activity Vehicle) médio, o X3, que tem chegada a Portugal agendada para o mês de novembro, algum tempo depois da sua estreia oficial no Salão de Frankfurt, que decorrerá em setembro.

Se quanto a preços ainda não há novidades, no que respeita ao design exterior elas existem e não são poucas. A secção dianteira ostenta novos grupos óticos e faróis de nevoeiro com tecnologia LED, assim como uma grelha maior e com alertas dinâmicas, que controlam a entrada de ar para o motor. O para-choques é de novo desenho, para um aspeto mais robusto e dinâmico, e o para-brisas recebe um vidro com tratamento acústico.

De lado, as maiores diferenças geracionais são as jantes, de novo design e com medidas que oscilam entre as 18” e as 21”. Os vidros laterais dianteiros recebem o mesmo tratamento acústico que o do para-brisas e a aerodinâmica foi melhorada, passado agora o modelo a anunciar um Cx de 0,29.

A secção traseira é marcada pelos farolins LED, pela dupla saída de escape (em todas as versões, exceto o M40i, que tem um escape desportivo) e pela abertura elétrica do portão da bagageira, que pode ser acionada através de sensor colocado por baixo do para-choques traseiro, também redesenhado.

Usando a mesma plataforma CLAR que os Série 5 e Série 7, o X3 é naturalmente mais comprido que o seu antecessor (4710 mm), mas também 55 kg mais leve. A capacidade da bagageira não se altera com os cinco lugares disponíveis (550 litros), mas com os bancos traseiros rebatidos vai agora até aos 1600 litros de capacidade.

O interior também foi renovado para esta nova geração, merecendo destaque maior o painel de instrumentos digital de 12,3” e o novo ecrã do sistema de infoentretenimento, que agora é de 10,2”. Os comandos do sistema iDrive também evoluíram e respondem a gestos. Além disso, e sob a denominação Driving Assistant Plus, são várias as novas tecnologias ao dispor deste SUV alemão, como acontecerá com os sistemas de manutenção na faixa de rodagem com controlo do volante (em dezembro de 2017) e a proteção de colisão lateral, ambos abrindo portas para uma condução semiautónoma.

Disponível em três níveis de equipamento – xLine, Luxury Line e M Sport Package – e sempre com tração integral, o X3 terá, debaixo do capot três motores a gasolina: 20i xDrive de 184 cv, 30i xDrive com 252 cv e M40i M Performance, que montará um seis cilindros em linha de 3,0 litros e dois turbos, com 360 cv. A oferta Diesel será assegurada pelo 20d xDrive de 190 cv e pelo 30d xDrive de 265 cv. Todos os motores montarão de série uma caixa automática de oito relações.

Para depois fica a chegada do 18d sDrive (tração dianteira) e uma versão munida da motorização híbrida plug-in do X5. Para mais tarde fica, também o X3 M, que montará o mesmo bloco do M3, um seis cilindros em linha de 3,0 litros, que para o X3 deverá disponibilizar mais de 400 cv.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.