Vamos falar de um carro de nível superior. O preço também o é, e na edição bem equipada que experimentámos o preço ultrapassa os 127 mil euros.
Estamos perante uma versão de 313 cv e 630 Nm de binário. Um espanto na estrada, na autoestrada, nas recuperações e na estabilidade. Este é um SUV que em termos técnicos é composto por um bloco turbodiesel de 3,0 litros, um TwinPowerTurbo, com caixa automática de oito velocidades, com uma suspensão McPherson na frente e eixo independente multibraço na retaguarda. Com mais de duas toneladas de peso a aceleração dos 0 aos 100 Km/h é feita em menos de 6 segundos e a velocidade máxima anunciada, mas não testada, é de quase 240 Km/h.
Os consumos disparam quando se puxa. Ficamos muito longe dos anunciados 6,3 L/100 km, pois dificilmente conseguimos ficar abaixo dos 10 l/100 Km.
Há quem não goste do “ronronar” deste motor diesel de seis cilindros, mas nós adorámos. Garante segurança a todos os níveis e fizemos alguns testes difíceis em estradas secundárias. O comportamento foi irrepreensível, tanto em termos de aderência, como em recuperação de velocidade.
O modelo testado foi redesenhado em pontos fulcrais, nomeadamente na frente e na traseira, garantindo um ar imponente ao veículo. A melhor noção que se pode ter é vê-lo a partir de outros veículos e compará-lo a uma berlina habitual. É um gigante em aspeto e um gigante em dimensão global.
Logicamente que a bagageira consegue chegar facilmente aos 1870 litros. Quando é para colocar toda a família, este X5 tem a vantagem de oferecer sete lugares muitos confortáveis e com algumas especificações únicas, nomeadamente o controlo traseiro que é possível fazer do ar condicionado. A posição de condução é excelente e os extras permitem levar os ocupantes a um raro nível de conforto.
Os extras fazem que este X5 atinja um patamar difícil de igualar, mas custam muito dinheiro. São nitidamente só para alguns. Senão vejamos. A beleza das jantes são mais 2500 euros; enquanto a terceira fila de bancos significa mais 1666 euros (acresce sempre IVA). Já as luzes adaptativas LED, imprescindíveis para as longas viagens significa mais 1674 euros quanto o GPS profissional custa 2178 euros. Já o pack interior envolve três mil euros, enquanto os bancos dianteiros elétricos implicam 1900 euros.
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com