[weglot_switcher]

BNI Europa associa-se à Funding Circle para dar crédito a PME na Alemanha

O investimento irá apoiar as necessidades de financiamento de cerca de 600 empresas alemãs, ajudando a criar cerca de 1.500 novos postos de trabalho na Alemanha.
31 Janeiro 2018, 18h27

O Banco BNI Europa vai financiar diretamente pequenas e médias empresas na Alemanha através da plataforma de empréstimos Funding Circle. Tudo porque ambas as instituições acordaram uma parceria estratégica.

O Banco BNI Europa junta-se assim a um grande grupo de investidores no apoio ao crescimento e a inovação das pequenas e médias empresas em todo o mundo através da Funding Circle. Este grupo de 70 mil investidores inclui investidores institucionais como o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), o Banco Europeu de Investimento, o British Business Bank e a empresa holandesa de serviços financeiros Aegon, explica a instituição em comunicado.

Como parte do acordo, e durante os próximos meses, o Banco BNI Europa concederá financiamentos até ao montante de 50 milhões para financiar empréstimos de pequenas e médias empresas na Alemanha.

“Este é o maior compromisso do Banco BNI Europa para com as pequenas e médias empresas alemãs. O investimento proporcionará acesso ao financiamento a cerca de 600 empresas, ajudando a criar cerca de 1.500 novos postos de trabalho”, diz o banco liderado por Pedro Pinto Coelho.

O objetivo a longo prazo é ampliar a parceria para outros países onde a plataforma Funding Circle se encontra ativa.

De acordo com Pedro Pinto Coelho, Presidente Executivo do Banco BNI Europa, em comunicado, “o investimento em PME‘s alemãs – o elemento básico da estabilidade económica europeia – é uma classe de ativos altamente atrativa, e a Funding Circle é o parceiro profissional que nos convenceu com sua avaliação de risco e análise de crédito. Uma combinação perfeita: tanto o Banco BNI Europa, como a Funding Circle, comprovaram que são capazes de estimular as economias locais através da inovação tecnológica e financeira “

Por sua vez Thorsten Seeger, Diretor-Geral da Alemanha da Funding Circle, referiu que “A parceria com o Banco BNI Europa é um sinal importante para as PME‘s alemãs e um passo adicional para estabelecer soluções de financiamento para as empresas”, acrescentando que esta parceria “estimula a nossa missão de facilitar o acesso ao financiamento para pequenas e médias empresas reduzindo a sua dependência de um sistema bancário desatualizado. Além de entregar retornos atraentes aos investidores, também medimos o nosso sucesso através de nossa contribuição imediata para estimular a economia local “.

A deterioração das condições de financiamento, especialmente para as pequenas e médias empresas, tornou-se um dos principais obstáculos à inovação e ao crescimento nos últimos 10 anos, considera o BNI Europa.

“Quanto mais jovens e mais pequenos os negócios, maiores os obstáculos – apesar da boa solvência”, diz o banco.

De acordo com um estudo da KfW, mais de uma em cada 4 empresas com um volume de negócios anual de até 1 milhão de euros relatou crescentes dificuldades de acesso ao financiamento na Alemanha.

Até ao momento, a plataforma Funding Circle facilitou empréstimos a mais de 40.000 empresas em todo o mundo com um valor acumulado de mais de 4,7 mil milhões de euros.

Em dezembro, a empresa atingiu o marco de 100 milhões de empréstimos financiados por meio de sua plataforma na Alemanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.