O candidato António José Seguro alertou que os boletins de voto para as eleições presidenciais contêm o nome de candidatos que foram excluídos pelo Tribunal Constitucional, como o de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso.
A razão para estes nomes ainda constarem no boletim é porque este já tinha sido preparado e aprovado graficamente com os 14 nomes, e a alteração implica refazer o processo de impressão, distribuição e validação, segundo a “Renascença”.
Assim, para não correr o risco de atrasos e riscos operacionais o nome dos candidatos deverá permanecer nos boletins.
Para a Administração Eleitoral a exclusão jurídica dos candidatos não obriga a remoção do seu nome do boletim, contudo, todos os votos nesses candidatos devem ser considerados nulos.
O candidato apoiado pelo PS considera que esta decisão desrespeita a decisão do Tribunal e pode levar aos eleitores a considerarem que os candidatos excluídos estão legalmente na corrida.
António José Seguro deixou em aberto a possibilidade de contestar esta decisão administrativa.
As eleições presidenciais estão marcadas para dia 18 de janeiro, com uma possível segunda volta a acontecer a 8 de fevereiro. Estas eleições contam com o maior número de candidatos, 11 no total.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com