[weglot_switcher]

Bolsa Cabo Verde Digital vai financiar até 100 jovens

O público-alvo do programa, avaliado em cerca de 35 milhões de euros, são cabo-verdianos no último ano de licenciatura das áreas Tecnologias de Informação e Comunicação.
4 Março 2020, 09h42

O Governo de Cabo Verde apresentou esta terça-feira, na Universidade Jean Piaget, na Cidade da Praia, o programa “Bolsa Cabo Verde Digital”, que visa financiar até 100 jovens com bolsas de até 30 mil escudos durante um período de seis meses.

Em declarações à imprensa, antes da apresentação do projeto, o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional cabo-verdiano esclareceu que este programa vai financiar um total de 50 ‘startups’, tendo como público-alvo os jovens no último ano de licenciatura das áreas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“Durante seis meses vamos dar 30 mil escudos a cada jovem que quer concretizar a sua ideia de negócio na área digital, para além de espaço para incubação de ideias (…) sem se preocupar com o custo da Internet e aconselhamento técnico”, explicou Pedro Lopes.

A ideia, segundo o governante, é que a valia dos projetos apresentados seja recompensada com um valor de apoio durante seis meses, de modo a serem concretizados.

Para se candidatar, os interessados têm que inscrever na página do Governo (www.digital.cv), até ao próximo dia 31 de março.

O programa será entretanto apresentado noutras instituições de ensino superior e ilhas para que todos jovens possam beneficiar dele, sublinhou Pedro Lopes.

A Bolsa Cabo Verde Digital faz parte da Agenda Cabo Verde Digital, aprovada pelo Executivo local, com base numa “nova visão nacional” para a banda larga e que aposta no dividendo digital e nos complementos analógicos transformando o país num Centro Digital, a ser concretizado em 2020.

O projeto, avaliado em cerca de 35 milhões de euros (3,8 milhões de contos), financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e com contrapartida do Estado de Cabo Verde em cerca quatro milhões de euros, é a visão do arquipélago como um Centro das TIC preconizada para a IX Legislatura. O objetivo é contribuir para a diversificação económica e alavancar tecnologias digitais articuladas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) para o período 2018-2030 para sectores como saúde, educação, transporte, e um “acelerador eficaz” no setor de turismo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.