[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa segue em terreno negativo a meio da sessão

Investidores estão atentos a importantes indicadores provenientes dos EUA e isso faz com que os índices europeus estejam divididos entre ganhos e perdas.
10 Janeiro 2025, 12h22

A bolsa de Lisboa segue no meio sessão desta sexta-feira, em terreno negativo a perder 0,31% alinhada apenas com a congénere espanhola.

A liderar as perdas está a Energias de Portugal já que está a recuar 2,27% para 3,052 euros, seguida da EDP Renováveis que cede 0,86% para 9,22 euros e da Mota-Engil que perde 0,72% para 2,776 euros. Por outro lado, a Galp Energia soma 2,42% para 16,70 euros e a Jerónimo Martins ganha 0,65% para 18,49 euros.

Quanto às congéneres europeias, o alemão DAX ganha 0,37%, o espanhol IBEX 35 perde 0,92%, o francês CAC 40 avança 0,34% e o britânico FTSE100 desvaloriza 0,41%.

Segundo o analista de mercados do Milllenium Ramiro Loureiro, “as principais praças europeias seguem divididas pelo meio da manhã, com os investidores de olho no importante dado de emprego nos EUA, relativo a dezembro, que será divulgado às 13h30m de Lisboa, seguido do indicador de sentimento e expetativas medido pela U. Michigan (15h). O setor Automóvel é puxado pela Mercedes, mesmo depois da fabricante alemã ter reportado fracas entregas na China”.

“O Energético é animado pelo disparo dos preços do petróleo, depois do Citi ter ontem elevado o target para o crude. Já o de Utilities é o que mais perde, seguido pelo de Retalho, que reage a um downgrade à Zalando”, sublinhou

O especialista apontou que “Portugal e Espanha veem os seus índices de referência entre os mais penalizados no plano europeu, com os destacamentos de dividendo da Navigator e da Repsol, respetivamente, a impactarem. A pesar sobre Lisboa estão também os downgrades à EDP e à EDPR, ofuscando os ganhos de mais de 2% da GALP, que segue os bons ventos do setor”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.