Bolsa portuguesa em alta, impulsionada pelo setor energético, BCP e CTT

PSI 20 arrancou esta quarta-feira a ganhar 0,24%, para 4.181,00 pontos, em linha com as principais praças europeias.

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou esta quarta-feira a ganhar 0,24%, para 4.181,00 pontos, em linha com as principais praças europeias.

No velho continente, os investidores prolongam otimismo quanto a novos estímulos económicos nos Estados Unidos. A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou recentemente que tem esperança de haja um entendimento entre democratas e os republicanos ainda esta semana. As afirmações deram ânimo aos investidores de Wall Street na sessão de terça-feira e, hoje, voltam a incentivar os investidores europeus.

Em entrevista à “Bloomberg TV”, Nancy Pelosi confirmou que os democratas e a Casa Branca estão a fazer progressos nas negociações. “Esperançosamente, no final do dia, saberemos onde estamos todos (…). Estou otimista”, referiu.

Em cima da mesa estará um conjunto de medidas no valor de 1,88 biliões de dólares, do lado dos republicanos para ajudar a economia norte-americana a combater os efeitos da pandemia da Covid-19. Contudo, para os democratas esse valor deve ser de 2,2 biliões de dólares, segundo a imprensa norte-americano.

Na bolsa portuguesa, o PSI 20 avança impulsionado pelos ganhos de BCP (0,91%), EDP (0,56%), EDP Renováveis (0,12%) e Galp (0,35%).

Os títulos dos CTT (2,29%) lideram os ganhos no arranque, impulsionando também a praça nacional.

Ler mais

Recomendadas

PremiumCriptomoeda: Bitcoin, a moeda que quer imitar o ouro

Após a ascensão fulgurante seguida de uma espiral de queda em 2017, o valor da bitcoin voltou a disparar este ano mais de 150%. O apetite pelo risco, a entrada de investidores institucionais, a escassez de oferta e a perceção de que poderá tornar-se num ativo de reserva levou o preço para perto de máximos e do patamar 20 mil dólares por cada moeda.

Wall Street fecha semana festiva no ‘verde’ a contrastar com recorde de internamentos por Covid-19

Os três índices fecharam a semana no verde, com o Dia de Ação de Graças a confirmar quebras fortes no retalho em parte compensadas pelo volume recorde de vendas nos canais eletrónicos.

PSI 20 encerra em alta e Mota Engil dispara mais de 14%

O grande destaque da sessão vai para a Mota Engil, que disparou 14,55%, estando a negociar nos 1,716 euros por ação. O mercado reagiu de forma positiva à confirmação da entrada no capital da empresa portuguesa da construtura chinesa CCC. Os chineses, por 169,4 milhões de euros, passaram a ter 23% do capital da Mota Engil.
Comentários