[weglot_switcher]

Bolsas acabam semana no ‘vermelho’ com receios face à retoma das tarifas

O dia foi de baixo volume de transações e ficou marcado pela dúvida ligada ao regresso das tarifas dos EUA, a par das medidas retaliatórias da UE.
7 Julho 2025, 07h00

As bolsas europeias viveram um dia maioritariamente negativo na sessão de sexta-feira, em virtude de receios associados ao regresso das tensões comerciais. Nesta segunda-feira, vão ser conhecidos dados referentes à produção industrial na maior economia europeia.

Por cá, no entanto, o índice PSI subiu 0,30% e alcançou os 7.777 pontos. As ações da EDP Renováveis avançaram 1,65% para 10,49 euros, ao passo que a EDP valorizou 1,05% até aos 3,853 euros e a REN somou 0,98% e terminou o dia nos 3,09 euros.

Em sentido oposto, a Semapa caiu 1,04% para 17,18 euros por título. Seguiram-se decréscimos de 0,91% até aos 3,276 euros na Navigator e de 0,80% no caso da Altri, que se ficou pelos 4,98 euros.

No exterior, o último dia da semana foi bastante diferente e ficou marcado pelo baixo volume de transações, o que esteve ligado ao facto de Wall Street ter estado encerrada, em função do feriado celebrado nos Estados Unidos. Em simultâneo, registaram-se descidas acentuadas, que ficaram associadas a receios que se prendem com a guerra de tarifas.

Em causa está o prazo definido por Donald Trump como limite para a negociação das tarifas, o dia 9 de julho. Para o bloco europeu, assim como para outras potências que não cheguem a acordo com os EUA, as tarifas vão regressar. Ora, para já não há fumo branco nas negociações entre norte-americanos e a UE, pelo que se acumulam receios de que possam regressar tarifas de até 50% dos EUA sobre o bloco europeu, assim como as contra tarifas, que poderão ascender a 25%.

O setor da banca foi do que mais caiu e castigou o IBEX 35, que é o índice de referência em Madrid, já que este tombou 1,34%. Destaque para a desvalorização de 2,57% nas ações do BBVA.

Seguiram-se contrações de 0,82% em Itália, 0,75% em França, 0,45% na Alemanha e 0,02% no Reino Unido, no que diz respeito aos índices de referência.

Durante esta segunda-feira vão ser conhecidos dados referentes à produção industrial na Alemanha, assim como as vendas a retalho na zona euro, ambos relativos a maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.