A Academia do Centro de Frutologia Compal anuncia a abertura de candidaturas para a edição de 2025. A iniciativa, que vai na 12ª edição, apoia produtores na instalação, expansão ou reconversão de explorações agrícolas, proporcionando formação intensiva, networking estratégico e acesso a especialistas do sector.
As candidaturas decorrem até 27 de maio e destinam-se a projetos focados na produção de 22 variedades de fruta – alperce, ameixa, ameixa rainha-cláudia, amora, cereja, clementina, diospiro, figo, framboesa, laranja, limão, maçã, marmelo, melancia, melão, meloa, mirtilo, morango, pêssego, pera rocha e/ou romã – incluindo, pela primeira vez, tomate.
Entre os candidatos, 12 empreendedores serão selecionados para integrar um programa intensivo de mais de 70 horas de formação sobre temas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial. No final do programa, além do reforço de conhecimento e da rede de contactos, os três melhores projetos recebem uma bolsa de 20 mil euros cada para impulsionar o negócio. As bolsas têm o valor total de 60 mil euros.
A Academia Compal aposta num modelo de ensino híbrido, com visitas a explorações agrícolas de Norte a Sul do país, sessões teóricas presenciais e online, e contacto direto com especialistas e empresários do setor. Além disso, os participantes terão a oportunidade de integrar uma rede de networking em constante crescimento, fomentando parcerias estratégicas para a inovação e competitividade da fruticultura nacional.
Desde a sua criação, a Academia do Centro de Frutologia Compal formou cerca de 140 empreendedores, atribuiu 690 mil euros em bolsas e contribuiu para o desenvolvimento do setor em 74 municípios de Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com