Joana Domingues Ramos, 24 anos, é trader de Produtos Estruturados no BNP Paribas. Especializou-se em Finanças no ISEG, onde estudou com uma bolsa atribuída pelo Instituto Rodrigo Guimarães, fundado em 2022, após a morte extemporânea do fundador da sociedade gestora de fundos Explorer Investments, para ajudar jovens de contextos financeiramente desfavorecidos a ir mais além.
“Esta oportunidade foi bastante importante para mim, pois deu-me a motivação necessária para procurar o meu sucesso profissional”, conta Joana ao Jornal Económico.
As bolsas atribuídas pelo Instituto Rodrigo Guimarães a universitários são nas áreas da Economia e da Gestão. Joana é de Finanças, uma excepção, portanto. Entrou no radar da professora Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal, à época presidente do ISEG, catedrática em Finanças, que a apresentou ao Instituto Rodrigo Guimarães. Rita Silveira Botelho, diretora geral do Instituto, que a entrevistou, sentiu-se grata pelo talento com que foi brindada. A tese do mestrado “The Impact of Green Bond Issuances on Cost of Capital”, aprovada com 20 valores, veio confirmar todo o seu potencial. Hoje, tal como Rodrigo Guimarães, na sua juventude, Joana também trabalha na sala de mercados.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com