[weglot_switcher]

Bolsas fecham mistas. PSI penalizado pela Mota-Engil

O índice português foi penalizado pela Mota-Engil, que perdeu 3,90% depois de ter apresentado os resultados do primeiro trimestre, nos quais viu os lucros crescerem 37%.
bolsa bolsas bolsa de Lisboa
28 Maio 2025, 07h00

Terça-feira foi um dia misto para as principais praças europeias, com o PSI e o CAC40 a recuarem ligeiramente. Por cá, o índice desceu 0,02% para 7.370,95 pontos, com apenas três cotadas do lado dos ganhos.

Enquanto a Jerónimo Martins subiu 1,72%, o BCP ganhou 1,34% e a EDP aumentou 0,43%. Já a Mota-Engil liderou as perdas, com um tombo de 3,90%, depois de ter apresentado uma subida de 37% nos lucros no primeiro trimestre do ano.

A Sonae também esteve do lado das perdas, com uma descida de 0,879%, depois de ontem ter sido anunciada a venda da Modalfa e da Zippy por cerca de 20 milhões de euros.

Segundo o analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, “o PSI contrariou o exterior, com uma perda ligeira, arrastado por correções mais expressivas de Mota-Engil, Altri e Semapa e pela correção na maioria das suas cotadas, onde as exceções foram a EDP, o BCP, e a J.Martins, impulsionada por um upgrade”.

Do outro lado do atlântico, Wall Street abriu em alta, com o Nasdaq a ser o que mais subia, 1,48% para 19.014,436 pontos. Durante a abertura de sessão, a Tesla liderava, com um disparo de 4% nas ações.

O dia foi marcado pela recuperação dos níveis de confiança dos consumidores norte-americanos. O índice de confiança do consumidor subiu 14,3%, impulsionado pela trégua tarifária entre os Estados Unidos e a China.

Esta quarta-feira vai haver reunião de ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.