[weglot_switcher]

Bolsas sorriem e Alemanha alcança máximo antes de dados macro

O principal índice bolsista alemão superou pela primeira vez os 20 mil pontos e a sessão de terça-feira foi visivelmente positiva entre as praças europeias. Por cá, destaque para CTT, Ibersol e BCP.
4 Dezembro 2024, 07h00

As mais importantes bolsas europeias registaram ganhos na sessão desta terça-feira, com um máximo histórico alcançado no alemão DAX. Também por cá o principal índice registou um acréscimo.

O PSI adiantou-se 0,59% e alcançou 6.400 pontos, a beneficiar de subidas de 4,49% nas ações dos CTT, para 4,65 euros, 3,93% na Ibersol até aos 7,40 euros. Seguiu-se um avanço de 1,97% no BCP, que atingiu os 0,4447 euros, em reflexo do sentimento positivo observado no setor da banca.

No ‘vermelho’, a EDP Renováveis tombou 1,67% e ficou-se pelos 10,62 euros.

Entre as praças europeias mais relevantes, Espanha somou 1,19% e Itália avançou 1,02%, impulsionadas nomeadamente pela banca. No primeiro caso, houve avanços superiores a 1% no Santander, Caixabank e BBVA e, no segundo caso, de 7% no Banca Popolare.

De qualquer modo, o destaque vai para a Alemanha. Apesar das profundas dificuldades económicas que se vivem no país, os mercados mostram-se confiantes, na medida em que o índice DAX ganhou 0,67% e fechou pela primeira vez acima dos 20 mil pontos. Também ali a banca esteve em destaque, uma vez que o Deutsche Bank valorizou perto de 2,8% nas negociações.

Seguiram-se incrementos de 0,56% no Reino Unido e 0,26% em França, ao mesmo tempo que o índice agregado Euro Stoxx 50 subiu 0,56%.

Esta quarta-feira, a agenda está muito preenchida no que respeita a macroeconomia, com a atividade dos serviços na zona euro e nos EUA, a par da criação de emprego também nos EUA e a inflação nos países da OCDE em novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.