[weglot_switcher]

Bolsas vivem dia misto na expetativa por juros da Fed

A política monetária da Reserva Federal continua a ditar o ritmo nas bolsas e os mercados aguardam para conhecerem a amplitude do corte nas taxas de juro de referência do outro lado do Atlântico.
PSI mercados bolsa Nikkei
17 Setembro 2024, 07h30

A bolsa de Lisboa encerrou as negociações desta segunda-feira em queda, ao perder 0,70%, num dia que foi misto entre as mais importantes congéneres europeias.

Os investidores internacionais iniciaram a semana na expetativa por conhecerem a decisão da Fed no que diz respeito às taxas de juro de referência. Os mercados antecipam um corte, sendo que dúvida reside na força do mesmo, na ordem de 25 ou 50 pontos base (p. b.), já na quarta-feira.

Trata-se de uma semana particularmente importante no capítulo da política monetária dos bancos centrais. De recordar que o BCE efetuou, na passada quinta-feira, um segundo corte de 25 p. b., pelo que a principal taxa de referência da zona euro ficou fixada em 3,5%.

Por cá, o dia foi negativo, sendo que EDP Renováveis e BCP foram as cotadas que mais caíram. A energética desvalorizou 1,93% e ficou-se pelos 15,76 euros por ação, ao passo que o banco contraiu 1,26%, para 0,4078 euros. A Semapa derrapou 0,82% e terminou o dia nos 14,46 euros.

Por outro lado, os títulos da NOS e da REN foram protagonistas das maiores subidas, num dia em que não houve avanços muito expressivos. Ambas as cotadas somaram 0,41%, para 3,64 e 2,455 euros, respetivamente.

Os mercados aguardam a decisão da Fed sobre as taxas de juro, que deverá consistir num corte entre 25 e 50 pontos base (p.b.) e está agendada para quarta-feira.

Entre as mais importantes congéneres europeias, o dia foi misto, em que o índice agregado Euro Stoxx 50 derrapou 0,32%, ao passo que Alemanha e França perderam 0,23% e 0,21%, respetivamente. Itália escorregou 0,01%. No ‘verde’, o Reino Unido deu um salto de 0,73%, ao passo que Espanha ganhou 0,39%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.